AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI SÃO PROMOVIDAS PELO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

07.08.2019 19:23 Por imprensa

“Educar e informar para prevenir”. Com esse objetivo, o Programa Saúde na Escola desenvolveu durante o primeiro semestre de 2019 diferentes ações de combate ao mosquito Aedes aegypti junto aos estudantes da Rede pública de ensino de São José do Herval. A proposta é sensibilizar os alunos quanto à importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti para a prevenção das doenças transmitidas pelo inseto, destacando a importância de eliminar possíveis criadouros como medida para prevenir a dengue, zika e chikungunya.  Na escola Érico Veríssimo, o agente Sidnei Farias, juntamente com os demais membros da equipe do ESF promoveu diferentes ações e, para a culminância do projeto, os educandos do 1° ao 5° ano fizeram trabalhos em cartazes e desenhos individuais.

Os alunos dos anos finais do ensino fundamental e o ensino médio tiveram liberdade de eles escolher a forma de trabalhar, apresentando teatros, documentários e apresentações diferenciadas.

“Como a forma de explorar o tema ficou livre, as produções variaram enriquecendo o projeto, sendo bem interessante ver que toda a escola se mobilizou e todas as turmas aderiram. Teve até paródia da música Boate Azul, um dos clássicos nacionais”, destacou Farias, avaliando positivamente a ação e agradecendo a todos os professores que ajudaram. Farias destaca que os alunos participantes da ação ganharam kits escolares, sendo que os kits destinados aos anos iniciais continham bloco de notas, lápis, borracha, apontador, cola e régua, enquanto os destinados a alunos dos anos finais e do ensino médio continham bloco de notas, duas canetas e régua. Os melhores trabalhos na categoria ensino fundamental e ensino médio foram premiados com squezzes personalizadossendo critérios de seleção o conteúdo abordado, a criatividade e o envolvimento de toda a turma.

O projeto de combate ao mosquito Aedes Aegypti terá continuidade e, no segundo semestre de 2019, será desenvolvido nas escolas Tomé de Souza e EMEI Meus Primeiros Passos.