ALERTA PARA DENGUE!

07.04.2021 10:16 Por publicacoes

Nos últimos dias do mês de março, a Vigilância Epidemiológica do município encontrou, nas armadilhas localizadas em pontos estratégicos, larvas que testaram positivo para o Aedes aegypti.
Isso nos lembra que, além da pandemia mundial ocasionada pelo coronavírus, não podemos deixar de evitar as outras doenças, como a dengue, por exemplo.
Seguem abaixo informações importantes, relacionadas ao mosquito e à doença, que podem nos auxiliar a evitar este problema de saúde:
– 45 dias de sobrevivência: uma fêmea pode dar origem a 1.500 mosquitos durante a sua vida.
– Durante o frio, a larva entra no estado de hibernação e quando voltam as chuvas e as altas temperaturas, as larvas eclodem e há contaminação novamente. Portanto, o trabalho de vistoria de quintais, terrenos baldios, estabelecimentos e outros locais, bem como, a busca e eliminação de criadouros do mosquito da dengue deve ser constante.
– Eliminar os focos de água parada: O mosquito que transmite a dengue se prolifera em locais com água parada, por isso eliminar os focos de água é um cuidado essencial para evitar que o mosquito se reproduza.
Sintomas
Dores locais: nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos
Tipos de dor: forte nas articulações
No corpo: febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, tremor ou suor
Também é comum: dor de cabeça, manchas avermelhadas ou náusea
Não existe nenhum antiviral que cure a dengue. Quando a pessoa é diagnosticada com dengue, seus sintomas é que são tratados de modo paliativo com analgésico, antitérmico e muita hidratação.
REFORÇAMOS QUE O ESFORÇO CONJUNTO DE TODA A COMUNIDADE NOS GARANTE SAÚDE E PROTEÇÃO CONTRA ESTAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS TÃO PERIGOSAS.
FAÇA SUA PARTE!!!

Comentários