ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

07.04.2016 11:59 Por imprensa

foto 1

• Oferecer alimentação escolar balanceada e com produtos de qualidade é uma das inúmeras preocupações da Secretaria Municipal de Educação.
  • O acesso à alimentação escolar de boa qualidade é um direito constitucional e uma das prioridades da Secretaria Municipal de Educação de São José do Herval. Os alimentos oferecidos nas escolas compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Frituras, embutidos, refrigerantes, gorduras ou balas não integram os cardápios, que são modificados periodicamente, objetivando o consumo de alimentos da agricultura local, muitos dos quais são produzidos na própria escola.

foto 4foto 2

• As merendeiras são agentes fundamentais em todo o processo da alimentação escolar. O sabor, o aspecto visual e a textura dependem da forma como o alimento é preparado e interferem na aceitação dos alunos. Por isso, as profissionais que atuam na elaboração das refeições oferecidas no ambiente escolar recebem capacitação e incentivos constantes. A rede municipal de ensino conta com duas instituições, que atuam em período integral: a EMEI Meus Primeiros Passos e a EMEF Tomé de Souza.
  • escola tomé de souza (2)IMG-20160329-WA0002
  • A EMEI Meus Primeiros Passos atende em média 102 educandos distribuídos entre as turmas de maternal, creche e educação Infantil, dos quais 25 frequentam a escola em período integral e realizam quatro refeições na escola, enquanto que os demais realizam duas refeições.  Na EMEF Tomé de Souza, estão matriculados aproximadamente 200 alunos, os quais recebem merenda diária em turno normal, às quais são acrescidos os almoços, servidos aos sessenta alunos matriculados nas oficinas de contra-turno, que acontecem nas terças-feiras e oferecem aos educandos aulas de reforço, música, artes e expressão. Os alunos que usufruem do AEE também almoçam na escola e, como os das oficinas, recebem três refeições diárias: café da manhã, servido na chegada à escola, almoço e lanche da tarde.
  • Esses valores correspondem a pouco mais de 30% do que é gasto ao longo do ano, exigindo do município complementação de recursos”, destacou Maria Luiza, para quem tais despesas não podem ser caracterizadas como gastos, mas sim como investimentos. “Tudo o que é gasto tendo como objetivo a formação dos educandos é entendida como um investimento no futuro de nossa sociedade”, declara. Maria Luiza está no oitavo ano frente à pasta da educação, realizando um trabalho que vem tornando-se referência na região pela competência e seriedade com que é conduzido. Contudo, a gestora divide os méritos com sua equipe: “Ninguém realiza nenhum trabalho de qualidade atuando isolado. Por isso, parabenizo merendeiras, funcionários, motoristas, equipes diretivas e educadores que são parceiros em todas as propostas desenvolvidas na área da educação”, declara a gestora.
  • De acordo com informações disponibilizadas pela Secretaria Municipal da Educação, somente na primeira licitação para aquisição de alimentação escolar do ano de 2016, foram investidos R$ 41.000,00. “Investimos em alimentação escolar de qualidade porque entendemos que não existe possibilidade de aprendizagem se os alunos não estiverem bem alimentados”, destaca Maria Luiza Predebom Zanella, Secretária da Educação. “O cardápio oferecido pelas escolas municipais não tem como único objetivo “matar a fome” dos alunos, mas sim garantir que estes tenham uma alimentação de qualidade, com os índices nutricionais adequados a cada uma das diferentes faixas etárias atendidas”, completa a gestora. Maria Luiza destaca a atenção dada pela administração municipal às questões voltadas à aquisição de alimentos, especialmente no que refere-se à destinação de verbas que possibilitem que alimentos de qualidade cheguem ao prato dos estudantes. “Para aquisição de alimentação escolar no ano de 2016, o FNDE disponibilizou recursos no valor de R$ 28.000,00. Esses valores correspondem a pouco mais de 30% do que é gasto ao longo do ano, exigindo do município complementação de recursos”, destacou Maria Luiza, para quem tais despesas não podem ser caracterizadas como gastos, mas sim como investimentos. “Tudo o que é gasto tendo como objetivo a formação dos educandos é entendida como um investimento no futuro de nossa sociedade”, declara. Maria Luiza está no oitavo ano frente à pasta da educação, realizando um trabalho que vem tornando-se referência na região pela competência e seriedade com que é conduzido. Contudo, a gestora divide os méritos com sua equipe: “Ninguém realiza nenhum trabalho de qualidade atuando isolado. Por isso, parabenizo merendeiras, funcionários, motoristas, equipes diretivas e educadores que são parceiros em todas as propostas desenvolvidas na área da educação”, declara.