AMASBI realiza reunião ordinária no município de São José do Herval

13.08.2018 19:01 Por imprensa

Diferentes assuntos foram abordados durante o encontro realizado na sexta-feira, 10/8, na Câmara de Vereadores do município.

Os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (AMASBI) se reuniram na sexta-feira, 10/8, em reunião ordinária da entidade. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de São José do Herval, ocasião em que diversos assuntos entraram em pauta e contou com a presença de 11 prefeitos da região. A realização da licitação para aquisição de uma caminhonete para ser utilizada pela Patrulha Rural foi discutida pelos gestores. Conforme informações, apenas a concessionária da Volkswagen compareceu, ficando definida a compra de uma Amarok pelo preço de R$ 169.290,00, valor este a ser dividido entre 11 municípios da região. O custo do veículo foi questionado por alguns prefeitos, uma vez que o acordo inicial era que cada município colaboraria com R$ 10 mil. A compra foi realiza via Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí (Comaja) e uma reunião deverá ser marcada para rever o valor antes de efetivar a homologação.

O presidente da entidade e prefeito de Mormaço, Rodrigo Jacoby Trindade, trouxe informações sobre a reunião realizada com o Secretário Estadual de Obras, Saneamento e Habitação. O assunto debatido foi a recuperação das rodovias vicinais danificadas por enxurradas em 2017, onde o recurso de R$ 114 mil foi votado na Consulta Popular. O impasse era que, após os projetos serem montados conforme orientação do Governo, novas exigências eram feitas, onde teve municípios que chegaram a modificar o estudo cinco vezes. Ficou estabelecido que cada município deverá apressar a conclusão do seu processo e contar com o apoio do grupo criado. Nos assuntos gerais, o prefeito de Fontoura Xavier, José Flávio Godoy da Rosa, questionou sobre os convênios com o Hospital de Caridade Frei Clemente. Segundo Trindade, Soledade e Mormaço foram os primeiros municípios a renovar o contrato. “Alguns ainda estão em tratativas, sendo que outros já firmam acordo com outras casas de saúde, como Lagoão e Tio Hugo”, pontuou. Durante a reunião, também foi aberto espaço para o Departamento de Direitos Humanos e Cidadania do RS, integrante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do Estado. Estiveram apresentando as ações a coordenadora da Coordenadoria Estadual de Igualdade Étnica e Racial, Tania Regina Neves de Paula e a assessora Marcia Sigal.

Fonte: Lucas Oliveira Bicudo. Disponível:<http://www.clicsoledade.com.br/clicnews/?pg=ler&id=16890>. IMAGENS: Clicsoledade e Luciane Bianchini