AUXÍLIO EMERGENCIAL: SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL OFERECE AUXÍLIO PARA REALIZAÇÃO DO CADASTRO

29.04.2020 15:12 Por imprensa

A Secretaria de Assistência Social de São José do Herval está prestando assessoria à população que enfrenta dificuldades para solicitação do auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal. Segundo o Secretário Municipal Gheury Strapasson, muitos são os motivos que dificultam essa solicitação para alguns membros da sociedade, dentre os quais destacam-se o analfabetismo, o uso de aparelhos celulares que não suportam o aplicativo, as limitações no acesso à internet e, também, pendências em documentos. “Dessa forma, colocamos os recursos da Secretaria Municipal de Assistência Social à disposição da comunidade e muitos hervalenses já estão colhendo os frutos desta iniciativa”, comemora Strapasson.

“Dentre várias situações, podemos citar o caso do Seu Pedro, que não tinha os documentos necessários para encaminhar a solicitação de auxílio. Com o apoio da equipe que atua na secretaria, a documentação foi refeita, a solicitação encaminhada e, após duas semanas, recebemos a confirmação de que o pedido foi aprovado”, destaca o secretário.

Segundo o Secretário Gheury Strapasson, até o momento foram atendidas mais de 100 pessoas que precisavam de algum tipo de suporte para realização do cadastro de solicitação ao auxílio emergencial, muitas das quais já puderam acessar o recurso. Strapasson menciona que os atendimentos prestados seguem as regras de higiene e cuidado orientadas pelo Ministério da Saúde e salienta a importância dos beneficiados investirem o dinheiro do auxílio no comércio local. “É importante reinvestir o valor recebido no comércio de São José do Herval, pois todos estão sendo afetados pelas mudanças decorrentes do surto de COVID-19. Dessa forma, assim como o auxílio emergencial contribui com melhores condições de vida a quem recebe, realizar as comprar no comércio local vai contribuir para a sobrevivência das empresas, que continuarão podendo reinvestir em seus empreendimentos. Estamos em um momento no qual a cooperação e a parceria são essenciais”, alerta o secretário. Quem se enquadra para receber o auxílio e ainda não realizou o cadastro em decorrência de alguma dificuldade, deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, portando os documentos pessoais do requerente e do grupo familiar, um telefone celular com linha ativa, ou seja, número que possa receber ligações e, se a pessoa possui conta, portar também o cartão da instituição bancária.

O benefício financeiro no valor de R$600,00, pelo período de três meses, é destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, tendo por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus – COVID 19. Depois de fazer o cadastro, a pessoa pode acompanhar se vai receber o auxílio emergencial, consultando no site ou Aplicativo de Celular.