BERÇÁRIO: ETAPA DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO

29.03.2017 17:28 Por imprensa

berçario 1 berçario 2 berçario 3 berçario 4 berçario 5 berçario 6

O Berçário da EMEI Meus Primeiros Passos é um lugar privilegiado de desenvolvimento e socialização, onde se inicia o processo de escolarização das crianças de modo lúdico. Estimula-se a autonomia e promove-se o desenvolvimento, sempre respeitando os objetivos pedagógicos.

O cotidiano do berçário é uma rica oportunidade de aprendizagem. Nessa etapa, são desenvolvidas atividades que promovam a estimulação dos movimentos naturais, como rolar, arrastar, engatinhar, ficar de pé e andar, pois desenvolvimento e movimento são indissociáveis. Desde a vida intrauterina o movimento é uma característica essencial ao bebê, de modo que as atividades proporcionadas no ambiente escolar são mediadas por brinquedos e brincadeiras, com participação ativa do professor, que oferece desafios gradativos, proporcionando desenvolvimento e contribuindo na construção da segurança e da autoestima infantil.

De acordo com a professora Dorilde Rogeri, responsável pela turma do berçário no turno da tarde, o estímulo é essencial à construção dos conhecimentos. “Sabe-se que os bebês gostam de experimentar, manusear e explorar novas sensações, conhecer o novo e aprender.  Ao manipular matérias e expressar sentimentos, entram em contato com um universo mais amplo e de muitas descobertas, ampliam suas percepções sobre o meio em que vivem, desenvolvem os sentidos e as relações que mantém entre si, além de exercitar as habilidades motoras”, destaca a professora, que atende um grupo de sete crianças, em um ambiente organizado e preparado para receber bebês dos 4 meses até 1 ano e 6 meses de idade.