EQUIPE DA SMEC E DIRETORES PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO

15.07.2019 12:33 Por imprensa

Na sexta-feira, 05/07, a equipe da SMEC e diretores das escolas da rede municipal de ensino participaram de palestra promovida pela Sicredi Botucaraí RS, integrando professores da região integrantes do Programa A União Faz a Vida. O evento teve como temática “Novas Maneiras de Ensinar, Novas Formas de Aprender” e foi conduzido pelo Professor Mestre Celso Antunes, um dos mais proeminentes pensadores da educação no Brasil.

Segundo a secretária Micheli Formentão, “Fomos convidadas para participar pois estamos estudando para trabalhar o programa nas escolas municipais e estadual aqui de São José do Herval, proporcionando aos professores de ambas as redes momentos de formação conjunta”.

O programa União Faz a Vida foi criado pelo SICREDI desde 1995 e, desde então, vem trabalhando em parceria com escolas e redes de ensino objetivando formar cidadãos cooperativos. Atualmente, conta com 24.906 professores participantes, que disseminam a proposta de pensar e agir em conjunto a 284.604 crianças e adolescentes, em sete estados do Brasil. Em sua palestra, o Mestre Celso Antunes explorou a importância do papel de cada um na transformação da educação e da sociedade, tomando como exemplo resultados alcançados em países com maiores índices de desenvolvimento. “Queremos mostrar que ser um professor, iguais aos dos países melhores qualificados na educação e com os melhores índices, é apenas uma questão de querer e colocar em prática aquilo que se tem. Portanto não é apenas informar, mas verdadeiramente educar”, destacou o palestrante. A próxima etapa da formação está prevista para o dia 23/07, em Pouso Novo, quando participarão os professores que atuam nas três escolas de São José do Herval e que, juntas, atendem hoje aproximadamente 450 estudantes.