ESCOLAS REALIZAM ATIVIDADES CÍVICAS EM COMEMORAÇÃO À SEMANA DA PÁTRIA

11.09.2017 14:10 Por imprensa

Com o objetivo de despertar nas crianças e jovens da rede pública de ensino a cidadania e o civismo, as escolas de São José do Herval desenvolveram, ao longo da última semana, diferentes atividades em comemoração à Semana da Pátria. As comemorações tiveram início na segunda-feira, dia 04/09 e estenderam-se até a quarta-feira, dia 06 de setembro, antecedendo o Dia da Independência, celebrado quinta-feira, 7/09. Durante toda a semana, foram realizados momentos cívicos com o hasteamento e arriamento das bandeiras, apresentações artísticas com teatro, música, leitura de jograis, poesias e apresentação da banda escolar. Os professores também realizaram atividades em sala de aula, envolvendo o tema Semana da Pátria, cada um em suas disciplinas.

Em nota à imprensa, o prefeito Lauro Rodrigues Vieira agradeceu aos organizadores das atividades que, em todas as escolas, estão desenvolvendo um trabalho de qualidade em prol da formação de nossas crianças e jovens. “A educação é a única estratégia de crescimento de uma nação, por isso a importância de valorizarmos as ações desenvolvidas nesse segmento, em todas as instituições do município”, declarou Laurinho.

Confira como foram as atividades em cada uma das escolas:

– EMEI Meus Primeiros Passos: nas salas de aula, as professoras desenvolveram um trabalho reflexivo com as crianças, de acordo com o estágio de desenvolvimento de cada grupo. Além da confecção de cartazes e material ilustrativo tendo como tema “Brasil”, as crianças também realizaram brincadeiras, contação de histórias, momento cívico e atividades variadas, em sala de aula.

– EMEF Tomé de Souza:

Na EMEF Tomé de Souza, as atividades comemorativas tiveram início no dia 01/09, estendendo-se até dia 06/09. No decorrer das atividades, a Escola recebeu a visita dos alunos e diretora da Escola Érico Veríssimo para uma apresentação da banda da escola e, na continuidade, os alunos do 6º ano apresentaram suas produções relacionadas ao tema “Patriotismo” e coordenadas pelos Professores Gilmar e Maria Inês. Além da atividade descrita, foram realizadas inúmeras outras ações, tanto em nível de sala de aula quanto de forma coletiva, buscando despertar nos estudantes a compreensão da ação de cada um na construção de um país mais igualitário e humano. Dentre as ações citadas, destacam-se: hasteamento e arriamento diário das bandeiras, execução dos hinos nacional e municipal, exposição de cartazes e produções artísticas e declamação de poesias de autores variados, dentre elas poesias elaboradas por autores hervalenses.

– EEEM Érico Veríssimo:

Na EEEM Érico Veríssimo, o elemento central das atividades relacionou-se à reconstrução da banda escolar, que envolveu atividades as quais ultrapassam o universo do compasso, envolvendo restauro de instrumentos que encontravam-se fora de uso pelo fato de estarem danificados. Após a restauração dos objetos, os alunos selecionados para compor a banda passaram aos ensaios e conduziram as homenagens à semana da pátria, que envolveram atividades em sala de aula, adequadas ao estágio de desenvolvimento de cada turma – do primeiro ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio, sendo a culminância realizada no dia 06/09, quarta-feira, quando os estudantes e professores realizaram uma caminhada cívica pelo centro da cidade. Após, os educandos do terceiro ano do Ensino Médio conduziram as atividades do arriamento da bandeira, apresentando aos colegas uma peça teatral tendo como tema a importância da consciência política de cada brasileiro no combate a corrupção.