ESF promove ação do Novembro Azul

16.11.2017 14:55 Por imprensa

Nesta quinta-feira, 16/11, A Prefeitura de São José do Herval, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando uma série de atividades alusivas ao Novembro Azul em diferentes pontos da cidade. A iniciativa tem o objetivo de alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Ao longo da manhã, a equipe do ESF, sob a coordenação do Enfermeiro  Gustavo Gheno, realizou uma ação volante móvel, deslocando-se até pontos de maior concentração masculina, dentre eles postos de combustível e oficinas ofertando testes rápidos de hepatites, sífilis e HIV; coleta de PSA; avaliação nutricional; verificação de TA/HGT; distribuição de folders e preservativos; entre outras. “Assim como promovemos diversas ações no Outubro Rosa voltadas as mulheres, queremos que durante o Novembro Azul os homens possam cuidar de sua saúde. Será uma ação de promoção da saúde e para lembrar a importância dos homens acessarem os serviços de saúde disponíveis na nossa rede e se prevenirem”, define a Secretária da Saúde, Solange Ribeiro. As atividades estendem-se à tarde e, à noite, acontecerá uma palestra especialmente dedicada ao público masculino, no CTG Querência do Herval.

Sobre o PSA

O teste do PSA mede a quantidade desse antígeno presente no sangue de todos os homens. Os resultados devem ficar prontos em aproximadamente uma semana e os pacientes que apresentaram níveis elevados serão notificados pela SMS e encaminhados ao urologista para uma investigação mais detalhada e realização de outros exames. Devem fazer o teste homens a partir dos 50 anos ou a partir de 45, para aqueles com história familiar de câncer de próstata.

Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento recente, porém já é realizado em diversas partes do mundo e simboliza a luta contra o câncer de próstata. O exame de próstata chamado de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), que é feito no sangue, são de fundamental importância para a saúde do homem, por isso os exames preventivos são importantes, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de cura, já que alguns tumores podem crescer de forma silenciosa, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.