LUDICIDADE: UMA ESTRATÉGIA IMPORTANTE DE APRENDIZAGEM

12.04.2017 12:59 Por imprensa

WP_20170327_13_44_15_Pro (1) WP_20170327_14_12_57_Pro WP_20170327_14_33_48_Pro WP_20170327_14_39_00_Pro

Desenvolver estratégias que proporcionassem aprendizado real da tabuada sempre foi um grande desafio dos educadores de anos iniciais do ensino. Diante deste fato, a professora Bernardete Rampanelli vem desenvolvendo um projeto a partir do qual é possível trabalhar a tabuada de forma lúdica com os educandos do segundo ano da escola municipal de ensino fundamental Tomé de Souza, utilizando-se de jogos confeccionados pelos próprios alunos. Para realização do jogo, foram confeccionadas tabuadas coloridas, atividade que contribuiu também para aprendizagem das cores e exercício motores como recortar, dobrar e pintar, desenvolvidos coletivamente e com isso reforçando o interesse pela coletividade. Após a confecção das cartelas coloridas, os alunos passaram a exercitar o jogo, o qual, de acordo com as regras, previa a solicitação de uma sentença pela professora e a marcação das respostas de forma rápida pelos estudantes. “Com isso, a tabuada passa ser entendida como uma estratégia de raciocínio lógico, sendo desenvolvida sem sufoco, de forma lúdica e divertida, fazendo com que as crianças tenham mais interesse e passem a gostar mais das aulas”, declarou a professora.