MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO HERVAL TEM O SEGUNDO MAIOR CRESCIMENTO ENTRE OS MUNICÍPIOS DO ALTO DA SERRA DO BOTUCARAI

10.07.2017 17:43 Por imprensa

O Município de São José do Herval, RS tem, pelo segundo ano consecutivo, crescimento expressivo no Índice Provisório de ICMS do Estado do Rio Grande do Sul para o exercício de 2018. O município obteve um crescimento de 7,9% em relação ao ano de 2017, que por sua vez já havia aumentado em mais de 5% sobre o exercício de 2016. Esses aumentos tem relação direta aos incentivos dados pela administração municipal para expansão da produção primária, principalmente nos integrados de suínos, aviários, linha de leite e aviários de poedeiras. Com esse esforço da Administração Municipal e, principalmente, dos agricultores hervalenses que investiram recursos financeiros  na integração, nosso município vem com o  passar dos anos aumentando a venda da produção primaria(agronegócio) e consequente aumentando nossa fatia na repartição do bolo do ICMS do Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com Rodrigo Fiorentin, Secretário Municipal da Fazenda, “Mesmo com esse crescimento, ainda ocupamos a posição de número 460 entre os 497 municípios gaúchos, ou seja, apenas 37 municípios arrecadam menos ICMS que o município de São José do Herval, em todo o Rio Grande do Sul”. Para o Secretário, o fato pode ter origem no reduzido número de habitantes (de acordo com o IBGE, o município possui 2.204 habitantes), ou ainda com as características geográficas locais, as quais apresentam terrenos altamente acidentados, com morros e encostas pronunciados que dificultam a produção agrícola, reduzindo as áreas que podem ser cultivadas de forma mecanizada.