NÚMEROS CONFIRMADOS DE COVID-19 CRESCEM NO MUNICÍPIO

18.07.2020 10:28 Por imprensa

Segundo boletim epidemiológico divulgado no final da tarde da última sexta-feira, 17/07, pela Secretaria Municipal de Saúde, o número de infectados pela COVID-19 em São José do Herval vem crescendo continuamente. O município conta com 25 casos confirmados, dos quais 14 já encontram-se recuperados. Contabiliza ainda 49 indivíduos em isolamento, sendo 15 sintomáticos e 34 assintomáticos.

A Secretária de Saúde do município, Solange Ribeiro, afirma que os números preocupam, visto expressivo crescimento registrado no mês de julho. “No início do mês, eram 14 casos confirmados, dos quais 13 recuperados. Em duas semanas, esse número quase dobrou, crescendo também o número de indivíduos em isolamento, assintomáticos ou não, o que aponta para um descaso com as medidas preventivas”. A secretária ressalta que a equipe de vigilância sanitária do município realizou uma ação informativa intensa, em especial nos meses de abril e maio, ressaltando a importância das medidas de prevenção e, principalmente, da necessidade de isolamento social, considerada a medida mais eficaz para o controle da doença. “Infelizmente, a recuperação dos primeiros casos de COVID-19 registrados no município resultou em um falso entendimento em relação à gravidade da doença e a população relaxou nos cuidados. Os resultados se refletem nos números”, afirma Solange. Frente ao crescimento no número de casos e buscando evitar que estes se intensifiquem, foi criado um serviço de disque-denúncia, pelo número (54) 99112-0864. “Pedimos que a população colabore e denuncie casos de aglomeração social e de desrespeito ao isolamento”, ressalta a secretária.

“Esta é uma medida de controle e de proteção que somente terá validade se todos colaborarem”, completou a gestora, destacando que em caso da identificação dos sintomas da COVID-19, resultado do contágio pelo coronavirus, não é necessário deslocar-se ao hospital ou à Unidade de Saúde: basta ligar para (54) 99239-7313 ou para (54) 3325 1185 (entre as 17h e 8h da manhã), que será deslocada uma equipe para atendimento, minimizando a circulação de pessoas infectadas e a consequente circulação do vírus.

Comentários