PARA QUALIFICAR O SERVIÇO, EQUIPES DE ESFs DO MUNICÍPIO PASSAM POR AVALIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

18.05.2018 11:44 Por imprensa

Na ultima segunda-feira (14/05), entrevistadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) realizaram uma avaliação externa dos serviços prestados pela Estratégia da Saúde da Família/ESF e Estratégia de Saúde Bucal/ESB. A atividade contempla o terceiro ciclo de ações do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), do Ministério da Saúde, criado em 2011.  A avaliação consiste na aplicação de questionários com a equipe da Unidade de Saúde, com os usuários e com a gestão municipal. A intenção é avaliar os serviços de forma geral, desde a parte estrutural e de instrumentos, à questão dos atendimentos e os processos de trabalho, entre os outros itens. De acordo com o supervisor da equipe, Gustavo Gheno, dois entrevistadores atuaram em São José do Herval. Conforme ele, seis módulos são avaliados: estrutura física da unidade; forma de trabalho; satisfação dos usuários; avaliação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf, que é uma equipe de apoio que atua junto à ESF); estrutura da Saúde Bucal das unidades; e equipe da Saúde Bucal. ““Essa é uma das fases do processo de avaliação, que busca identificar como está a evolução das equipes no seu ambiente de atuação”, explica Gheno. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde do Município, Solange Ribeiro, para passar pela avaliação, a equipe precisa estar cadastrada no PMAQ-AB, visto que a equipe se destacou nos ciclos anteriores, ficando com uma avaliação acima da média nacional. Antes das ações desse terceiro ciclo, Solange explica que as equipes já realizaram uma autoavaliação, buscando atingir indicadores de qualidade propostos pelo Ministério. “Esse programa é uma estratégia do Ministério da Saúde para que a atenção básica evolua cada vez mais. São avaliadas questões de infraestrutura, de processo de trabalho, de participação do usuário e do trabalhador. Tudo isso é um incentivo à qualificação do serviço”, explica Solange. Segundo a secretária, a participação no PMAQ garante também o repasse de recursos para a equipe, sendo que quanto melhor o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados. As respostas obtidas pelos avaliadores após a aplicação dos questionários nas Unidades de Saúde são enviadas ao Ministério da Saúde. O resultado é repassado posteriormente, depois que a avaliação é concluída em todo o país.  “Ressaltamos que os avaliadores da equipe do PMAQ parabenizaram a organização física, funcional e documental das unidades, bem como, o recebimento e acolhimento de toda equipe”, disse Gustavo Gheno, confiante no resultado a ser alcançado no processo. A Secretária da Saúde, por sua vez, ressalta a importância da cooperação e da ação coletiva em prol da qualidade do trabalho. “Agradecemos o trabalho de todos os profissionais da Atenção Básica pelo empenho, compromisso, dedicação e pela competência para que alcançássemos o êxito desta importante avaliação, pois o resultado atingido é a soma de esforços de um trabalho em equipe. Enaltecemos o trabalho da administração municipal pelo apoio e compromisso com a saúde pública de nossa cidade”, completa Solange.