AEDES AEGYPTI: Prefeitura intensifica combate ao mosquito

18.02.2016 11:32 Por imprensa

  • A última semana foi dedicada ao combate ao mosquito Aedes Aegypti e as doenças por ele transmitidas: a Dengue, a febre chikungunya e o zika Virús.
  • informe à população
  • Na tarde da ultima quarta-feira, dia 10/02, foi realizada uma capacitação com as agentes de saúde, conduzida pelo agente de endemias Sidnei Farias dos Santos e pelo enfermeiro Gustavo Gheno, na qual foram abordadas as três doenças que são transmitidas pelo Aedes Aegypti, que são a Dengue, a febre chikungunya e o zika Virús, esta última que vem tendo mais destaque por ter uma suspeita de relação com os casos de microcefalia quem vem surgindo no Brasil. Na capacitação, foram abordados os sintomas das doenças e, principalmente, as estratégias para evitar a proliferação do mosquito, visto que sem o agente transmissor, a doença não existe.
  • No dia 11/02,  realizou-se uma ação de limpeza e combate nos pontos estratégicos, dentre eles os cemitérios do centro e Linha Shell, os quais tiveram os depósitos de água removidos, sendo substituídos por areia em todos os vasos de flores. No dia 12/02, realizou-se um pedágio educativo, com distribuição de panfletos que continham informações sobre as doenças. Na oportunidade, os carro eram abordados e seus ocupantes recebiam panfletos e informações sobre a importância de eliminar os focos do mosquito. No dia 13, considerado o “Dia nacional de combate ao Mosquito Aedes Aegypti”, também foi feito um pedágio educativo objetivando reforçar a consciência das pessoas em relação à epidemia de zika vírus. A opção pelo sábado deu-se em virtude da maior circulação de pessoas pela zona urbana local. Em todas as ações registrou-se o apoio e a cooperação da Secretária de Saúde Solange dos Santos Ribeiro, do Enfermeiro Gustavo Gheno e de todas as Agentes de Saúde.

pedagio (4)pedagio (3)ação no cemitério (1)pedagio (1)ação no cemitério (5)ação no cemitério (4)ação no cemitério (3)ação no cemitério (2)

 

Comentários