PROGRAMA DE SUCESSÃO FAMILIAR – ENCONTRO BUSCA PROMOVER A INTEGRAÇÃO E A SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ESTRATÉGIAS DE AGRONEGÓCIO

09.11.2018 12:39 Por imprensa

Ao longo do ano de 2018, representantes de diferentes segmentos institucionais de São José do Herval tem se reunido objetivando construir estratégias de fortalecimento da agricultura familiar, reduzindo o esvaziamento das comunidades da zona rural do município. Dentre estes segmentos, destaca-se a EEEM Érico Veríssimo, que na tarde da quarta-feira, 07/11, promoveu uma reunião coordenada pelo engenheiro agrônomo da engenheiro agrônomo, coordenador do Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru, Fernando Staggemeier, o qual apresentou à comunidade hervalense estratégias desenvolvidas pela referida organização, buscando o fortalecimento da pequena propriedade rural. O evento contou com a presença de autoridades do município, dentre elas o vice-prefeito Itacir Grando, secretários municipais,  vereadores, equipe da EMATER, membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, pais e estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, sendo desenvolvida com o intuito de rever modelos e propor experiências que contribuam para o fortalecimento da propriedade rural, uma das estratégias do Programa de Sucessão Familiar Languiru. Em torno de 70 jovens participaram do encontro, que aconteceu no ginásio de esportes da EEEM Érico Veríssimo. Conforme Laurita Zanotelli Scalco, uma das idealizadoras do projeto, “É necessário construir estratégias de reversão da inércia que se encontra o meio rural de nosso município na atualidade, marcado pelo expressivo envelhecimento da população, pois os jovens terminam seus estudos e mudam-se para as cidades, em busca de uma vida melhor, o que nem sempre acontece”. Na opinião dos estudantes, o momento foi extremamente positivo, pois compreende a possibilidade de vislumbrar um futuro nas ações agrícolas, que atualmente passam por uma crise econômica e social. A ação compreende uma das inúmeras iniciativas promovidas pela instituição de ensino ao longo do ano de 2018, que tem entre seus principais objetivos, oferecer aos estudantes possibilidades de construção do conhecimento voltado também ao reconhecimento da própria realidade.