SAÚDE PREVENTIVA: Comunidade da Linha Cosmo recebe equipe de saúde

19.07.2022 12:47 Por admin

Na segunda-feira, 18 de julho , a equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal da Saúde realizou o Dia “D” de Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças no Salão da Comunidade Cosmo. Tais atividades têm acontecido de forma itinerante, mensalmente, com a finalidade de levar os serviços da Unidade Sanitária para perto dos usuários do sistema de saúde, em uma comunidade diferente a cada mês.
As atividades de Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças envolvem educação e orientação para a prática de hábitos de vida saudáveis, como atividade física e alimentação equilibrada, atividades de lazer e convivência em comunidade como forma de estabilizar as emoções; assim como a adoção de hábitos de prevenção de doenças como atualização constante do esquema vacinal, realização de testes rápidos para detecção precoce de doenças transmissíveis, manutenção de hábitos de higiene corporal e bucal.
Além de tudo isso, orientações sobre consumo consciente de medicamentos, cuidados com o meio ambiente e prevenção da dengue, explicações sobre a forma de funcionamento e acesso às atividades individuais na Unidade Sanitária e aos grupos de educação em saúde.
Os profissionais envolvidos fazem parte das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Equipe de Saúde Bucal (ESB) e Academia da Saúde. Estas atividades fazem parte das atribuições básicas das equipes de ESF e do Programa Estadual Rede Bem Cuidar. Além de todas as atividades se apresentou o grupo movimento que se reúne todas as segundas feira na salão da comunidade, sorteio de brindes e integração com os participantes.

Comentários