SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÕES DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA E DE COLO DE ÚTERO

24.10.2018 13:44 Por imprensa

As dependências da UBS de São José do Herval estão cor- de- rosa. É que a Secretaria Municipal de Saúde vem promovendo, ao longo do mês outubro, diferentes ações de atenção á saúde da mulher. No último sábado, 20/10, a UBS ofereceu atendimento especial ao longo do dia, para realização de diferentes exames preventivos e, à tarde, foi realizada uma palestra de prevenção, conduzida pelo médico da unidade, Dr. Oscar.

A ação teve alta adesão e contou com a participação de mulheres representando diferentes segmentos da comunidade. Segundo a Secretária da Saúde Solange Ribeiro, “É muito importante promovermos ações de alerta sobre o autocuidado com a saúde feminina. O outubro rosa é só um componente de todo esse conjunto que, nessa época, recebe atenção especial”. segundo o DR. Oscar, a saúde preventiva e o autocuidado podem ser os diferenciais, em especial se tratando de câncer de mama. Segundo o médico, “O autoexame é fundamental. Todas as mulheres devem fazer. Quanto mais rápida detectada, mais chances de cura da doença, porém existem outros sinais que devem ser observados, por isso a extrema importância dessas ações informativas”, disse. A Secretária Solange agradece o apoio e a adesão da comunidade hervalense. “Comemoramos a participação da população feminina não pelos números alcançados, mas por esses representarem maior número de pessoas informadas sobre a importância da prevenção de doenças”, destaca.