SMEC promove Formação tendo como tema   “Base Nacional Comum Curricular – BNCC”

08.10.2018 11:59 Por imprensa

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC promoveu na última sexta-feira de setembro, 28/09, mais uma etapa do encontro de formação continuada da rede municipal de ensino. A atividade foi desenvolvida em dois períodos distintos, sendo que na parte da manhã, teve como objetivo a qualificação dos membros das equipes diretivas em relação a especificidades da elaboração do Currículo da Rede Municipal, Regimento Escolar e PPP de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, em uma oficina conduzida pela professora Silvana Clarice Sassi.

Na parte da tarde, as atividades foram direcionadas a todos os professores, tendo como tema “Base Nacional Comum Curricular – BNCC”.  Na ocasião, a palestrante Silvana Clarice Sassi enfatizou a importância da BNCC como uma nova forma de pensar na formação dos professores. “A Base Nacional norteia e contribui para transformações fundamentais na Educação, com ela, será estruturado um perfil mais realista, onde o foco é chamar a atenção para a formação dos profissionais que atuam na educação. O desafio é garantir um processo de ensino mais transparente em sala de aula.” De acordo com a Secretária de Educação Micheli Formentão, o principal objetivo da formação foi ampliar a percepção dos educadores em relação à importância das BNCC.

O que é a Base Nacional Comum Curricular – BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Fonte:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso 08/10/2018.