CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA VAI ATÉ 31/05

19.05.2016 17:29 Por imprensa

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa 2016 teve início dia 01/05, devendo estender-se até o final do mês (dia 31/05).

aftosa

A expectativa é de que todo o rebanho hervalense  seja imunizado. A vacinação é a única forma de proteger os animais contra a doença e deve ser feita duas vezes ao ano, em maio e em novembro. Nesta primeira etapa, os animais de todas as idades devem receber imunização. A Inspetoria veterinária comunica que os proprietários de rebanhos são os responsáveis pela imunização, sendo que aqueles que possuírem até 10 animais devem procurar a unidade da inspetoria para retirada da vacina. Os proprietários de rebanho superior a 10 cabeças de gado precisam comprar as doses, apresentando a Nota Fiscal da mesma até o final da campanha.
Procedimentos para compra e transporte

Para adquirir a vacina basta o produtor se dirigir ao estabelecimento autorizado para a venda do produto, munido de carteira de identidade e CPF. Após a compra a conservação correta é fundamental para garantir a eficácia na imunização do rebanho. A vacina deve ser mantida em caixa de isopor com gelo, numa temperatura entre três e oito graus centígrados. Durante a aplicação, cuidar para que todo material esteja protegido na sombra.  Para comprovar a imunização do rebanho é necessário Apresentar a Nota Fiscal à unidade de Inspetoria Veterinária de São José do Herval, que funciona no Centro Administrativo Municipal.