Certel visita obras da hidrelétrica rastro de auto

14.04.2013 18:47 Por admin

O ritmo avançado das obras da Hidrelétrica Rastro de Auto, no rio Forqueta, entre os municípios de São José do Herval e Putinga, pôde ser conferido pelos conselheiros administrativos da Certel e da Certel Energia, pela imprensa regional e por elementos da administração municipal na manhã de quarta-feira, dia 27. Construída na localidade de Linha São Sebastião, o empreendimento, que terá 7 mil kilowatts de potência instalada e capacidade de gerar energia elétrica para atender aproximadamente 15 mil domicílios, já tem 43% de sua obra civil concluída.

O grupo foi recepcionado por diretores e colaboradores da Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel) e da Electra Power Geração de Energia, empresas empreendedoras que detém 70% e 30% de participação societária, respectivamente.O primeiro local visitado foi o mirante que permite uma vista panorâmica da barragem que está sendo erguida. Após, conheceram a central de concreto da Lomaq, empresa constituída pela Certel e Electra para construção de usinas; o túnel de adução, com 985 metros de extensão; e os locais onde serão instaladas a chaminé de equilíbrio e a casa de máquinas.certel

Segundo o diretor de geração de energia elétrica da cooperativa, Julio Cesar Salecker, a obra conta com o empenho de aproximadamente 80 profissionais e tem previsão de conclusão estimada para abril de 2013. “O empreendimento vai exigir 226,50 toneladas de aço, 25 mil m³ de concreto e 147,6 mil m³ de escavações”, enfatiza.

O presidente da Certel, Egon Édio Hoerlle, reforça que esta é a terceira hidrelétrica construída pela cooperativa, sendo a segunda no rio Forqueta, o que contribuirá para a produção de uma energia limpa e sustentável. “Temos projetos para outras cinco hidrelétricas neste mesmo rio, além de inventários hidrelétricos já aprovados para outros cursos d’água. A quarta usina a ser construída é a Cazuza Ferreira, no rio Lajeado Grande, em São Francisco de Paula, cujas obras devem iniciar já no próximo ano”, afirmou, sublinhando que também serão desenvolvidos programas ambientais no empreendimento.

Após a visita, um almoço de confraternização foi oferecido à comitiva no Restaurante e Churrascaria Sol do Sul. À tarde, os conselheiros administrativos tiveram sua reunião mensal com os diretores das cooperativas na Câmara de Vereadores de São José do Herval.

Saiba mais sobre o empreendimento:

Potência instalada: 7.020 kW

Energia média anual gerada: 38.027.160 kWh/ano

Abastecimento: 15 mil domicílios

Área alagada: 28,98 ha

Cronograma de execução: 43%concluído

Altura da barragem: 23 m

Largura da barragem: 15,08 m

Túnel de adução: 985 m de comprimento e 4 metros de diâmetro

Área de casa de máquinas: 395,99 m²

Turbina  hidráulica: 2 unidades tipo Francis Dupla Espiral

Gerador: 2 unidades tipo Síncrono Brushless