COMUNICADO À POPULAÇÃO HERVALENSE

23.02.2021 16:00 Por publicacoes

Jovani Bozetti, Prefeito Municipal de São José do Herval, comunica a toda população hervalense que o Município encontra-se atualmente classificado como bandeira preta, que representa o mais alto risco para o coronavírus no sistema de distanciamento controlado.

Após a análise dos recursos encaminhados pelos Municípios ao governo do Estado do Rio Grande do Sul, este manteve o modelo de cogestão em funcionamento, permitindo que os municípios adotem protocolos da bandeira inferior àquela em que se encontram.

Assim, embora o município de São José do Herval esteja em bandeira preta, o Município adotará as restrições de bandeira vermelha, determinadas pelo Governo do Estado.

Contudo, independente da bandeira, a partir de terça-feira (23/02), vale para todo o Estado do Rio Grande do Sul a restrição de atividades comerciais e de serviços, bem como a aglomeração de pessoas em locais públicos ou privados, das 20h às 5h.

Dessa forma, todos estabelecimentos que trabalham com atendimento ao público e que não sejam essenciais devem permanecer fechados das 20h às 5h, com exceção de farmácias, hospitais e clínicas médicas, postos de combustíveis, serviços de veterinários, assistência social e atendimento à população vulnerável. Locais que funcionem exclusivamente fazendo telentrega também podem funcionar à noite até as 23h.

Conforme determinação o Estado (art. 1º, II, Decreto nº 55.769), estão expressamente proibidas “festas, reuniões ou eventos, formação de filas e aglomerações de pessoas nos recintos ou nas áreas internas e externas de circulação ou de espera, bem como nas faixas de areia das praias, calçadas, portarias e entradas dos prédios e estabelecimentos, públicos ou privados, durante o horário compreendido entre as 20h e as 5h”.

No que se refere às aulas da rede municipal de ensino, embora tenham sido autorizadas pelo Governo do Estado as atividades presenciais da Educação Infantil e no 1º e no 2º anos do Ensino Fundamental, nosso Município manterá o ensino à distância, com o envio das atividades para serem realizadas em casa pelo alunos.

Conforme disciplinam as regras estabelecidas pelo Sistema de Distanciamento Controlado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, nenhum serviço da indústria, comércio e serviços será fechado, porém NECESSARIAMENTE deverão ser respeitados os regramentos específicos de combate à propagação do corona vírus com o uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel, distanciamento e aferição da temperatura. No comércio, é permitido funcionamento, com 1 pessoa a cada 6m², e a indústria o funcionamento é com 75% dos trabalhadores.

No setor de alimentação, os estabelecimentos podem funcionar com 50% dos trabalhadores e 50% da capacidade, com grupos de no máximo 6 pessoas por mesa, distanciamento de 2m entre mesas , sendo apenas clientes sentados em mesas, sem permanência em pé, sendo vedado o autoserviço.

Academias poderão funcionar, com 25% da capacidade de trabalhadores e frequentadores, observando distanciamento de 16m². Atividades físicas ao ar livre de igual forma podem ser praticadas, porém mantendo distanciamento mínimo de 1m, sendo vedado a prática de esportes coletivos.

O Município de São José do Herval por meio do Decreto 10/2021 aderiu  aderiu ao Plano Estruturado de Prevenção e Enfrentamento à Epidemia do novo Coronavírus (COVID-19

Pedimos a colaboração de todos neste momento difícil. As viagens dos veículos da secretaria da saúde ficarão restritas a alguns casos estritamente necessários ou de urgência, devendo ser reduzida a lotação dos mesmos. Importante destacar que consultas e exames eletivos, assim como as cirurgias, têm sido desmarcados pelas instituições.

A Administração de São José do Herval alerta a toda população hervalense que estamos passando por um momento crítico da pandemia, em que há pouca oferta de leitos em UTI, em razão da grande demanda. Por isso, é importante que todos ajudem fazendo sua parte no distanciamento para preservarmos a vida de todos.

Sabemos que a Saúde é o bem mais precioso de todos nós e é por isso que solicitamos que toda a população intensifique as medidas de controle à disseminação do vírus: deve-se evitar sair de casa quando possível e, se for extremamente necessário sair, fazer uso de máscara, álcool gel e higienizar frequente as mãos, além de manter o distanciamento e evitar qualquer atividade em grupos.

Contamos com o auxílio de todos para vencermos essa batalha contra a Covid-19. Tomando cuidados, protegendo a nós mesmos e aos demais, conseguiremos continuar passando por esta crise da melhor maneira possível.

A Administração informa que dúvidas com relação ao coronavírus poderão ser sanadas por meio do telefone (54) 99239-7313.

Em caso de sintomas de corona vírus solicitamos que seja feito um contato prévio com a Unidade Básica de Saúde para agendamento de consultas com intuito de evitar aglomeração e propagação do vírus. O Contato poderá ser feito pelo telefone (54) 99239-7313 ou (54) 3325-1040.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone (54) 3325-1040, ramal 217.

Cuide-se, fique em casa, use máscara!