CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE ELEGE NOVOS MEMBROS PARA BIÊNIO 2018-2020

11.07.2018 12:06 Por imprensa

O Conselho Municipal de Saúde de São José do Herval (CMS) definiu na última quarta-feira (04/07), a nova mesa diretora para o biênio 2018-2020. Gustavo Gheno, representante do Conselho regional de Enfermagem, foi eleito o presidente do Conselho e Luciane Bianchini, representante do CPM da EEEM Érico Veríssimo, foi eleita vice-presidente. Participaram da eleição representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entidades representativas de trabalhadores da saúde e segmentos de prestadores de serviço de saúde. “A eleição do Conselho Municipal de Saúde é extremamente importante para fortalecer o controle social e as políticas públicas que tanto beneficiam o cidadão, os usuários e trabalhadores da nossa rede municipal de saúde”, destaca a Secretária de Saúde, Solange Ribeiro. O Conselho Municipal de Saúde garante a participação e o controle social na saúde, bem como avaliza também que a população participe do processo de formulação e controle das políticas de saúde, sendo o SUS construído de forma democrática e participativa.  “Participar desse processo é uma forma que a sociedade tem de fazer o controle social, garantir as implementações e fiscalizar as ações de saúde promovidas pelo município, bem como sugerir novas ações e modificações nas políticas já existentes”, destaca a Secretária Solange Ribeiro, parabenizando os novos membros do conselho e destacando a importância do mesmo para o município.

Conselho – O Conselho Municipal de Saúde se constitui num órgão fiscalizador da gestão da saúde, possuindo um caráter deliberativo e consultivo. É formado por conselheiros representantes do governo, de entidades prestadoras de serviços de saúde, de trabalhadores de saúde e de usuários do SUS. A Legislação Federal orienta a participação da comunidade na Gestão do SUS, através dos Conselhos de Saúde, que buscam participar da discussão, tendo uma ação independente do governo, embora fazendo parte de sua estrutura, manifestando os interesses dos diferentes segmentos sociais.