EMEI MEUS PRIMEIROS PASSOS: MANUTENÇÃO DE VÍNCULOS É PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO

13.08.2020 4:05 Por imprensa

A EMEI Meus Primeiros Passos atende crianças da educação infantil de todo o município, distribuídas em diferentes níveis de desenvolvimento. Desde a suspensão das aulas, a maior preocupação dos profissionais que atuam na instituição compreende a manutenção dos vínculos entre a criança e a escola, essencial ao desenvolvimento das diferentes habilidades necessárias para a construção do conhecimento.

“As habilidades construídas na Educação Infantil terão reflexos ao longo de toda a vida escolar da criança, pois é nessa etapa do desenvolvimento que muitas habilidades essenciais são construídas”, destaca a Pedagoga Mara Lúcia Chiesa, que atua na SMEC e oferece suporte às escolas da rede municipal de ensino. Buscando manter o máximo possível de vínculos, professores mantém contato com as famílias por meio de grupos de whatsapp, contato que permite, também, oferecer orientação às crianças, conduzindo o fazer pedagógico e mantendo o vínculo com o grupo. Entre os dias 10 e 14 de agosto, a escola vem disponibilizando as atividades a serem desenvolvidas de forma domiciliar e, junto com as atividades, os alunos receberam presentes e homenagens pelo Dia do Estudante.

A alimentação equilibrada também é incentivada continuamente, sendo distribuído um pão de milho preparado pelas merendeiras da escola para simbolizar o tema. As atividades colocam em prova a criatividade de alunos e professores, garantindo assim que o conhecimento seja construído da melhor forma possível. “Minha filha fica ansiosa esperando os trabalhinhos que a professora oferece e adora estudar”, afirma a mãe da pequena Sofia, de 5 anos. Depoimentos como esse, de reconhecimento ao empenho da escola, repete-se nas redes sociais, levando professores e gestores avaliarem positivamente os resultados alcançados. “Professores e monitoras tem trabalhado muito preparando as atividades, gravando vídeos de história e músicas. As merendeiras prepararam os pães que serão entregue as crianças. Assim como os funcionários que dedicam seu trabalho para manter a escola limpinha e aconchegante.

Tudo preparado, com muita dedicação e com todos os cuidados necessários, sempre fazendo o melhor para nossas crianças, mesmo sem o contato diário. “Agradecemos a estes profissionais, que a cada dia enfrentam novos desafios, às famílias pelo empenho, apoio e suporte nesta jornada e, também, à equipe da SMEC, pela parceria de sempre”, destaca a Diretora Tamara Rabaiolli Lima.