ENCONTRO INTERSETORIAL PARA CAPACITAÇÃO

20.05.2021 20:26 Por publicacoes

ENCONTRO INTERSETORIAL PARA CAPACITAÇÃO

O estudo faz parte da rotina dos profissionais da rede pública de saúde e educação ao longo do tempo. Assim como as reuniões de equipe, que têm por finalidades: alinhar as práticas entre as diferentes áreas; implementar o vínculo entre os profissionais e entre estes e a população; planejar, avaliar e monitorar ações; os momentos de capacitação e orientação podem ser realizados entre profissionais de diferentes Secretarias Municipais, de forma a implementar trabalhos intersetoriais.

Na última segunda-feira, 17 de maio, aconteceu um destes encontros, entre Agentes Comunitárias de Saúde e Visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor, com a participação das coordenadoras da ESF e do PIM e da Secretária Municipal da Saúde, onde o Enfermeiro Da unidade básica realizou capacitação sobre Caderneta de Gestantes e pré-natal.

Conforme a Secretária Rosana, este tipo de encontro é fundamental para o trabalho das equipes, pois ACSs e Visitadoras do PIM são o elo de ligação entre os usuários e o sistema. Através das visitas destas profissionais, se forma e mantém um vínculo muito importante para a qualificação do pré-natal e do puerpério. Por isso, o alinhamento de saberes e práticas deve ser constante, para garantir cada vez maior qualidade no atendimento da população.