ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO: CAPACITAÇÃO CONSTANTE E INOVAÇÃO

13.08.2020 4:00 Por imprensa

A Escola Érico Veríssimo pertence à rede estadual de ensino e atende alunos do ensino fundamental e do ensino médio, residentes na sede e no interior do município. Desde a suspensão das aulas presenciais, os professores vêm realizando ações de capacitação contínua em relação ao uso das tecnologias na construção da aprendizagem.

As atividades são desenvolvidas em paralelo ao planejamento e desenvolvimento de atividades destinadas aos estudantes dos diferentes níveis de ensino, as quais buscam priorizar as características específicas de cada estudante. “Nossos professores estão empenhados ao máximo e inúmeras atividades extremamente atrativas estão surgindo como propostas de ensino”, destaca a diretora Lucena Bianchini.

O modelo de ensino híbrido, instituído pela Secretaria de Educação do Estado, já se encontra em desenvolvimento e, desde o mês de julho, os alunos passaram a ter à sua disposição a sala de aula virtual. “Com isso, ampliam-se as possibilidades de construção do conhecimento”, ressalta a gestora. Experiências de aulas síncronas já estão em desenvolvimento e são avaliadas positivamente pelos professores, assim como a gravação de vídeo-aulas, disponibilizadas como estratégia de complementação da aprendizagem.

Além do uso da tecnologia, propostas baseadas no uso do material concreto, na ludicidade e na interação com as famílias vem sendo desenvolvidas de forma contínua.

“Nossa preocupação maior é garantir o máximo possível de estratégias de acesso ao conhecimento e à informação, pois para que a aprendizagem aconteça, as múltiplas realidades presentes na escola precisam ser respeitadas”, afirma Juliana Rossi, Vice-diretora da instituição. O retorno recebido de estudantes e familiares demonstra que tanto empenho vem dando certo e, diariamente, a escola recebe vídeos e imagens comprovando o empenho dos alunos na realização das propostas oferecidas pela escola, acompanhadas de demonstrações públicas de carinho e reconhecimento, divulgadas nas redes sociais. “Esse carinho é um incentivo a mais para continuar na luta pela educação de qualidade”, destaca a diretora Lucena. A equipe diretiva agradece o empenho e a cooperação de todos os envolvidos no fazer pedagógico: professores, funcionários, alunos, famílias e sociedade em geral. “Neste momento de incertezas, sabemos o quanto é importante permanecemos unidos com empatia, para enfrentarmos estes desafios”, ressalta a vice-diretora Juliana, em nome da equipe.