ESCOLAS OFERECEM ATIVIDADES PROGRAMADAS A DISTÂNCIA DURANTE VIGÊNCIA DO DECRETO DE SUSPENSÃO DAS AULAS

20.04.2020 21:08 Por imprensa

A suspensão das aulas nas escolas gaúchas, uma das medidas de enfrentamento do coronavírus, não representa a interrupção nos estudos para estudantes e professores. Em São José do Herval, as atividades seguem à distância.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Micheli Formentão, as escolas da rede municipal vêm desenvolvendo atividades em etapas, tendo aderido à proposta de trabalho das aulas programadas desde a primeira etapa, realizada entre os dias 23 de março 03 de abril. Nos dias 8 e 9 abril, foram entregues novas atividades, correspondentes às aulas programadas da segunda etapa. No dia 17 de abril, direção, professores  e funcionários retornaram as escolas para elaboração da terceira etapa, organizando materiais que são entregues de forma impressa aos alunos.  A entrega dos materiais está programada para os dias 22 e 23 de abril, na Secretaria de Educação, na EMEI Meus Primeiros Passos e na Escola Erico Veríssimo.

Em reunião com os professores e Direção das Escolas foram feitas avaliações dessa nova metodologia, adotada devido a pandemia e os resultados estão sendo avaliados positivamente. Os professores relataram que os alunos estão realizando as atividades mais do que o esperado. “Além do material impresso, os professores oferecem suporte online, por meio de grupos de whatsapp, que possibilitam manter contato com as turmas e familiares. “Estamos em um momento muito delicado, onde precisamos, além de todos os cuidados com a saúde, pensar em estratégias para a recuperação dos dias letivos e em proporcionar a aprendizagem aos alunos. As aulas programadas foram  muito bem aceitas pelos alunos e familiares, demonstrando interesse coletivo em ajudar”, declarou a secretária.

Na rede estadual, além da preparação das atividades pedagógicas distribuídas aos alunos, os professores realizam o curso de formação continuada on-line ‘Currículo da Escola Gaúcha’. A entrega dos trabalhos, no retorno das aulas presenciais, é o que vai garantir a frequência, pois os dias são considerados letivos. “É um momento diferente, que esta obrigando a todos, professores, alunos e familiares, a buscarem novas estratégias de construção da aprendizagem, de forma autônoma, mas contando sempre com o professor, que mesmo a distancia, não deixa de acompanhar as atividades de seus alunos”, afirma a diretora Lucena. As gestoras agradecem a parceria e o apoio da família, que vem contribuindo de forma expressiva nesse momento única da história da educação.