ESTUDANTES DO NONO ANO DA EMEF TOMÉ DE SOUZA REALIZAM VIAGEM DE ESTUDOS À CIDADE DE RIO PARDO

04.10.2016 11:43 Por imprensa

visita-a-rio-pardo-2 visita-a-rio-pardo-3 visita-a-rio-pardo-1
No dia 16 de setembro de 2016, os alunos do 9º ano da EMEF Tomé de Souza estiveram em visita a Rio Pardo, juntamente com as professoras Cristiane Cecato e Silvane Vieira Colussi. A visita tem como objetivo conhecer as raízes históricas locais, visto que Rio Pardo foi o município que deu origem a dois terços dos municípios do estado do Rio Grande do Sul, dentre eles São José do Herval. Rio Pardo é uma visita de forte cunho histórico, pois possui vários pontos que registram a história gaúcha, com marcos de guerras, vitórias e heróis, entre ladeiras e ruas estreitas se guardam tesouros de arte e história. É também no local que encontrava-se o Forte Jesus Maria José, que, no século XVIII defendia as terras gaúchas dos espanhóis. Outros marcos ainda resistem ao tempo, como a primeira rua calçada do estado, a primeira Escola Militar do Brasil e o solar onde D. Pedro II se hospedou na sua segunda visita à cidade durante a Guerra do Paraguai; também foi em Rio Pardo que houve um sangrento combate com a vitória dos farrapos, culminando com a prisão do maestro da banda imperial José Joaquim Medalha, que, para ser libertado da prisão, compôs a melodia do Hino Riograndense. A visita a Rio Pardo é proporcionada aos estudantes da rede municipal de ensino e é uma das múltiplas atividades de incentivo ao conhecimento desenvolvidas pela escola. De acordo com Silvane Colussi, Orientadora Pedagógica da instituição, “O fato de visitar o local faz com que os estudantes sintam-se parte da história, o que sem dúvida favorece o aprendizado, pois o conhecimento não se limita apenas à sala de aula e aos livros didáticos”. Os estudantes, por sua vez, agradecem a oportunidade proporcionada, afirmando que a viagem foi um momento inesquecível.