LUCIDADE: ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

22.03.2017 14:20 Por imprensa

IMG-20170320-WA0016 IMG-20170320-WA0017 IMG-20170320-WA0019 IMG-20170320-WA0022 IMG-20170320-WA0024 IMG-20170320-WA0028 IMG-20170320-WA0030 IMG-20170320-WA0035 IMG-20170320-WA0036

A ludicidade é um tema amplamente explorado na educação e uma estratégia de estímulo ao desenvolvimento do conhecimento infantil. Partindo deste principio, a professora do primeiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tomé de Souza participaram de uma aula diferenciada, objetivando ampliar a compreensão em relação aos numerais e suas formas de expressão. Inicialmente, a professora Márcia Nita Nicolau levou as crianças ao pátio da escola, onde puderam observar os insetos com uma lupa, proporcionando muita diversão e estimulando a curiosidade infantil, pois os pequenos realizaram a contagem de diferentes situações. A seguir, já na sala de aula e com o apoio de materiais de contagem, as crianças foram estimuladas a descrever quantos insetos haviam sido observados, bem como suas características. Assim, cada aluno representava com seu material concreto o numeral correspondente. O objetivo das atividades era de associar os insetos vistos com a lupa, representando-os com material concreto em numerais. Foi uma atividade prazerosa e satisfatória para todos. De acordo com a professora Márcia, “A oportunidade proporcionou aos estudantes a oportunidade de brincar com as quantidades, fazendo relações entre os numerais e suas representações”. Dessa forma, a aprendizagem acontece de maneira lúdica e espontânea, despertando o gosto das crianças em participar da vivência escolar e construir seu conhecimento.

Comentários