Prefeito Jovani Bozetti busca cogestão para flexibilização de atividades

22.02.2021 18:20 Por publicacoes

Com a bandeira preta na região de Lajeado nesta semana, o prefeito Jovani Bozetti, busca a modificação do sistema de cogestão em vigor no município para ter bandeiras mais brandas em São José do Herval.

No sábado, 20/02, o Governo do Estado publicou um decreto que traz as definições sobre a suspensão geral de atividades entre 22h e 5h, todos os dias. A medida valerá, pelo menos, até as 5h do dia 2 de março.

Além da proibição de abertura de qualquer estabelecimento para atendimento ao público, também ficam vedadas festas, reuniões ou eventos, formação de filas e aglomerações nos recintos ou nas áreas internas e externas de circulação ou de espera, bem como nas faixas de areia das praias, calçadas, portarias e entradas de prédios e estabelecimentos, públicos ou privados.

O decreto não se aplica a farmácias, hospitais e clínicas médicas, serviços funerários, serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro, assistência social e atendimento à população vulnerável, hotéis e similares, postos de combustíveis e estabelecimentos dedicados à alimentação e hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, estabelecimentos que funcionem em modalidade exclusiva de tele-entrega e Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa). A suspensão geral também não atinge atividades industriais noturnas.

De acordo com o prefeito, o município está aguardando a possibilidade para buscar a cogestão e retornar para bandeira vermelha. “Estamos buscando a cogestão e se conseguirmos iremos continuar nossas atividades e trabalhos, com bastante restrições, mas sem precisar fechar. Acredito que o resultado deste momento difícil é devido ao relaxamento que a população teve, em virtude da chegada das vacinas e do carnaval”.

“É notável que o maior índice está em junções, porque no comércio as pessoas estão de máscara e tomando os cuidados necessários. Precisamos entender que, infelizmente, ainda estamos em épocas de pandemia e precisamos adotar muitos cuidados para não acabar trazendo danos irreversíveis para nossas famílias”, disse ele.

Acerca do retorno das aulas, o prefeito enfatiza que é necessário aguardar a possibilidade de cogestão para a viabilidade de se trabalhar ou não. “Esperamos que sim, porque não estamos neste quadro difícil devido as escolas, pois elas estão fechadas. Nosso intuito é recomeçar, uma vez que sabemos que há muitos pais que não tem onde deixar seus filhos e que precisam trabalhar. Porém, precisamos, primeiramente, obedecer ao Decreto Estadual, mas quero deixar claro que tudo aquilo que for possível, nós vamos buscar, para que de forma alguma descuidemos desse momento de pandemia, mas que possamos com todos os cuidados continuar com o comércio aberto e, se possível, retornarmos de forma híbrida ou presencial as escolas, não sabemos se é possível, mas vamos buscar todas as possibilidades para que isso ocorra”, acrescentou o gestor.

“Se o governador publicar o novo Decreto hoje, as 16h, estaremos trabalhando no turno da noite para organizarmos o nosso Decreto e a partir de amanhã termos as linhas de como serão os próximos dias”, finalizou Jovani.