PROFESSORES DA EMEI MEUS PRIMEIROS PASSOS OFERECE APOIO PEDAGÓGICO POR MEIO DO WHATSAPP

21.07.2020 10:57 Por imprensa

A quebra da rotina escolar provocada pela pandemia de coronavírus vem colocando a prova a capacidade de reinvenção do contexto educacional. Na EMEI Meus Primeiros Passos, a organização das atividades segue os critérios aprovados pelo Conselho Municipal de Educação, que consiste na elaboração e disponibilização de atividades pedagógicas, adequadas aos níveis de cada faixa etária da Educação Infantil.

Educandos das turmas de Pré-A e Pré-B recebem atividades programadas de forma impressa, que são retiradas na escola pelos familiares e desenvolvida de modo domiciliar.

Posteriormente, são devolvidas aos professores, para que estes possam realizar um acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, mesmo à distância. Nas demais turmas (Berçário e Maternal), a orientação é oferecida aos pais, por meio do whatsapp. “Foram criados grupos de whatsapp específicos para cada turma. As professoras elaboram vídeos orientando as famílias e enviam para o grupo. Os pais, por sua vez, recebem a orientação e desenvolvem a atividade com seus filhos, realizando a devolutiva por vídeo ou fotografia”. Segundo a diretora da instituição, Tamara Rabaiolli, “Essa forma de conduzir as atividades vem dando excelentes resultados, pois permitem aos professores, alunos e familiares uma maior interação. Tenho recebido relatos de pais extremamente satisfeitos com a forma como as atividades são oferecidas, informando que as crianças estão reconhecendo as professoras, monitoras e seus colegas. Com isso, além da atividade pedagógica, garantimos a interação social, mesmo que virtual, dos pequenos estudantes”. Tamara agradece a compreensão e a participação das famílias, neste momento diferenciado do fazer educacional. “Precisamos do apoio de todos. Professores e escolas estão se adaptando e buscando oferecer estimulo à aprendizagem da melhor maneira possível, mas este somente será valido se as famílias continuarem a desenvolver o trabalho com as crianças”. As aulas na rede municipal de ensino estão sendo desenvolvidas à distancia desde a última semana de março, como estratégia de controle à pandemia de coronavírus.