SÃO JOSÉ DO HERVAL INTEGRA O GRUPO DE MUNICÍPIOS GAÚCHOS CONTEMPLADOS COM PROJETOS DE SANEAMENTO BÁSICO

28.09.2018 14:10 Por imprensa

Segundo dados da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), de um total de 497 municípios gaúchos, 135 ainda não possuem plano de saneamento básico. Dentre estes se inclui São José do Herval. Buscando reverter esta situação, na última terça-feira, 25/09, o prefeito Lauro Rodrigues Vieira, acompanhado do Secretário da Agricultura Osmar Dartora, esteve em Porto Alegre participando de uma ação promovida pela FUNASA, na qual foram entregues a 34 pequenos municípios os planos de saneamento necessários para acessar recursos federais que viabilizem a superação do quadro atual. Conforme a superintendente da Funasa no Rio Grande do Sul, Karla Viviane Silveira Rech, com o plano pronto, os municípios terão mais facilidade para obter financiamentos, além deste garantir que os recursos sejam destinados às reais necessidades da população. “Cada município tem uma realidade única que deve ser respeitada na elaboração e execução dos planos de saneamento básico. O que não se pode mais pensar é em futuro sem saneamento”, destacou a superintendente. O prefeito Laurinho destaca a importância do município estar incluído entre os beneficiados com o plano: “A elaboração do plano de saneamento exige a contratação de profissionais de diferentes áreas, não é só colocar tubulação de esgotos e mandar a sujeira embora, então a economia para o município é expressiva, sem contar que, com esses documentos em mãos, fica mais fácil buscar os recursos para aplicar o mesmo no município”, destaca o gestor, que planeja iniciar as ações em prol da implementação do plano de saneamento básico ainda em 2019.