SÃO JOSÉ DO HERVAL TEM DECRETO DE EMERGÊNCIA DEVIDO À ESTIAGEM RECONHECIDO PELA UNIÃO

21.05.2020 0:53 Por imprensa

Nesta terça-feira (19/05), a Administração de São José do Herval teve a confirmação do parecer favorável ao Decreto de Situação de emergência em decorrência da estiagem por parte do Governo do RS, o qual também foi homologado pela União, conforme publicação no Diário Oficial desta quarta-feira, 20 de maio. A falta de chuva em São José do Herval afetou o fornecimento de água potável para famílias do interior e causou perdas na produção agrícola do município, afetando pastagens para o gado de leite e tornando escassa a água dos açudes, fontes e bebedouros. Um número expressivo de propriedades precisou contar com os serviços de abastecimento disponibilizados pela administração municipal para manter seus rebanhos.

O Prefeito Lauro Rodrigues Vieira afirmou que a homologação da situação de emergência é de grande importância para o município, especialmente aos produtores rurais, visto o referido documento embasar negociações relacionadas ao financiamento agrícola. Laurinho agradece à equipe da Defesa Civil no município, coordenada por Miguel Pessatto, destacando a importância da ação do referido grupo na organização dos documentos que garantiram a homologação do decreto.

“Recebemos essa homologação com muita alegria, uma vez que estes recursos vêm em um momento delicado que vivemos com a estiagem e o enfrentamento ao Covid-19 e que precisamos nos unir e ajudar uns aos outros”, afirmou o Prefeito, ao ser informado do reconhecimento ao Decreto Municipal, por parte do Estado e da União.

Confira a lista de municípios que tiveram o Decreto de Emergência reconhecidos na data 20/05:

Almirante Tamandaré do Sul; Barracão; Campinas do Sul; Erechim; Quatro Irmãos; Santa Cecília do Sul; Silveira Martins; São José do Inhacorá; Cristal do Sul; Derrubadas; Erval Seco; Panambi; Planalto; Rodeio Bonito; Ronda Alta; São José das Missões; Pouso Novo; São José do Herval; Teutônia; Carlos Barbosa; Esmeralda; Ibiraiaras; Jaquirana; Santa Maria do Herval; São Marcos.