SECRETÁRIA DE SAÚDE AVALIA OITO ANOS DE GESTÃO

21.12.2020 22:13 Por imprensa

Na manhã da segunda-feira, 21/12, Solange Ribeiro apresentou à comunidade hervalense uma avaliação do período em que atuou como gestora, junto à Secretaria da Saúde de São José do Herval.

Segundo Solange, “O ano de 2020 marca também o fechamento de um ciclo: foram oito anos de serviços prestados à comunidade hervalense, um período de muitos desafios, mas também de muito aprendizado. Chegando ao final deste mandato, não poderia deixar de agradecer a oportunidade que recebi do ex-prefeito Zanella, em 2013, quando fui nomeada para minha primeira gestão como Secretária da Saúde, bem como do atual prefeito Laurinho, que em 2017, convidou-me a permanecer no cargo. Ao longo desses oito anos, sempre busquei fazer o melhor para a comunidade. Cresci muito, aprendi muito e hoje, posso afirmar que encero minha atuação com a certeza de dever cumprido”. Solange destaca os inúmeros avanços conquistados ao longo dos últimos anos: atualmente, o município conta com parcerias e convênios em todas as especialidades, o que, em sua opinião, deve ser comemorado, pois a organização do fluxo de atendimento pode ser o diferencial de garantia de vida em uma situação de emergência. Também receberam destaque os investimentos realizados no setor, que foram muito além dos 15% instituídos como obrigatórios na atual legislação. “Agradecemos ao prefeito a autonomia recebida no que se refere à destinação de recursos necessários a salvar vidas, pois foram muitas as vezes em que o município responsabilizou-se pelas despesas de atendimento, evitando deixar pacientes nas filas de espera”, destaca Solange, enfatizando que no setor de saúde, as necessidades são sempre consideradas de emergência. “Ninguém procura atendimento se está bem de saúde, então não tem como esperar a semana seguinte, ou o mês seguinte”. A gestora destaca ainda a reestruturação nos espaços e recursos de atendimento básico, no município: ao longo desses oito anos de gestão, muitas coisas foram feitas. Reestruturamos a Unidade Básica de Saúde com todos os equipamentos necessários ao atendimento, a ambulância foi reequipada para prestar os primeiros socorros, adquirimos equipamento de ultrassom, oferecemos especialidades que vão além dos atendimentos básicos, a farmácia conta com inúmeros medicamentos além dos considerados obrigatórios à atenção básica, enfim, foram muitas as conquistas, as quais compartilho com toda a equipe que atua no setor de saúde e que fizeram com que os serviços prestados em São José do Herval se transformassem em referência na região”, destacou. “Sou grata pelos votos de confiança recebidos, também pelos sentimentos de esperança e fé que me impulsionaram a buscar mudanças em prol da saúde de toda a população. Será difícil deixar para trás todos os projetos que construímos juntos, todos os sonhos que alcançamos e todo o sucesso obtido com a dedicação de uma equipe comprometida com sua profissão. Quando avalio os avanços registrados, me surpreendo com o quanto conseguimos crescer e fico muito feliz em perceber que essas conquistas representam a saúde de inúmeras famílias. Mas sei que há um caminho cheio de luz pela frente, que precisa continuar a ser trilhado para que todos possam usufruir de serviços em saúde com excelência. Sou grata pelas amizades construídas, pelas aprendizagens e principalmente, pela oportunidade de fazer parte da história de São José do Herval, afirmou a secretária, desejando sucesso aos novos gestores, que assumirão a gestão municipal da saúde a partir de 01 de janeiro de 2021.