BRUCELOSE: Prefeitura oferece vacinas a terneiras contra a doença

18.02.2016 11:12 Por imprensa

•  VACINAÇÃO DAS TERNEIRAS PARA BRUCELOSE fonte google imagens (2)
  • Atendendo ao Programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – PNCEBT (Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal) a Prefeitura continuará oferecendo a vacinação das terneiras de 3 a 8 meses de idade aos produtores do município de São José do Herval, como vinha sendo oferecido desde 2010. O serviço tinha sido interrompido por um período devido ao afastamento por doença da Médica Veterinária responsável.
  • Essas doenças são consideradas de saúde animal e de saúde pública no Brasil, pois são zoonoses causadoras de consideráveis prejuízos econômicos e sociais, além dos riscos que acarretam à saúde humana.
  • Para a Tuberculose não existe vacinação disponível aos animais, mas para Brucelose existe a vacinação das fêmeas bovinas com a idade entre 3 e 8 meses. A vacinação é obrigatória e só poderá ser realizada sob a responsabilidade de médicos veterinários que deverão estar cadastrados no serviço oficial de defesa sanitária animal de seu Estado de atuação.
  • Os produtores que possuírem fêmeas bovinas com essa idade poderão procurar a Veterinária na Secretaria da Agricultura para realizar o agendamento da vacinação. Como o frasco de vacina possuí 10 doses e não pode ser reaproveitado em outro dia, após sua abertura, serão formados grupos de produtores para reunir 10 animais e ocupar todas as doses no mesmo dia, portanto o agendamento deverá ser realizado o quando antes, para que não ocorra problemas com a idade limite de 8 meses. O custo da vacinação será de R$ 10,00 por animal (dose + deslocamento + material necessário) que deverão ser pagos na tesouraria da Prefeitura.
  • Para maiores esclarecimentos ou dúvidas, a Veterinária atende na Secretaria da Agricultura de segunda a sexta-feira no turno da manhã. Telefone: 3325 – 1086
  • RETROSPECTIVA 2015 (166)