MATEMÁTICA LÚDICA: APRENDENDO POR MEIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIVERSIFICADAS
Atividades matemáticas atrativas e diferenciadas promovem aproximação entre crianças e números.
A ideia é despertar nas crianças o entendimento de que a matemática pode ser prazerosa, podendo ser explicitada a partir de diferentes vivencias. Para tanto, atividades atrativas e criativas enfeitam salas de aula e a escada que dá acesso ás salas de aula dos anos iniciais do ensino fundamental, propiciando aos alunos condições de estudar e brincar ao mesmo tempo. A iniciativa, desenvolvida pela professora Bernardete com a turma do 4º ano por meio de estratégias interdisciplinares, permite também que os estudantes construam a compreensão de que o conhecimento é global, resultando de experiências em diferentes áreas da aprendizagem. tabuada doce, tabuada na escada, escalas crescentes e decrescentes, cantinhos do conhecimento, cubos de histórias e outras práticas integram a ideia, criando situações de alegria e aprendizagem concreta. “Aprender é uma atividade natural do ser humano. Cabe à escola incentivar a construção do entendimento de que é possível aprender de forma prazerosa”, destaca a professora Bernardete, orgulhosa dos resultados alcançados pela turminha.