AEDES AEGYPTI: Escolas municipais aderiram a mobilização
- Nesta sexta-feira, dia 19/03, os alunos da EMEF Tomé de Souza e da EMEI Meus Primeiros Passos participaram da mobilização nacional na luta contra a Dengue. A Prefeitura, em parceria com o Ministério da Educação e as secretarias Estadual e Municipal de Educação, aderiu à grande mobilização nacional pelo combate ao ZiKa em nossas escolas, para acabar com a proliferação do mosquito e suas consequências – como a Dengue, a Febre Chikungunya e a transmissão do Zika.
- De acordo com a secretaria de Educação, a ação será prática, desenvolvendo, entre outras ações, um arrastão pela escola em busca dos criadouros do mosquito. A idéia é que as crianças aprendam como deve ser realizado o procedimento de extermínio dos criadouros e tenham condições de reproduzir essa ação em suas residências e vizinhança e, posteriormente, socializem essa vivência para sua classe. “As crianças são parceiras no movimento contra o Aedes aegypti. Afinal, se motivam facilmente sobre o assunto e viram fiscais mirins dentro de cada casa. Dessa forma, as escolas de São José do Herval aproveitam o tema para trabalhar nesse processo de mobilização, com o objetivo de exterminar, com ações práticas, o mosquito transmissor”, explica Maria Luiza Predebon Zanella, secretaria de Educação.
- Devem participar da mobilização das crianças da Educação infantil (pré-escola)e alunos do Ensino fundamental. “Um dos objetivos é fazer com que as crianças, os jovens e adultos aprendam a combater o mosquito e sejam multiplicadores das informações”.
- Segundo ela, a sugestão é que os participantes saiam da escola nesta sexta-feira, 19/03, com desenhos ou produções escritas sobre o processo vivenciado na unidade a fim de compartilhar com seus familiares essa mobilização. “Vamos registrar todo o processo. Isso também servirá de informações que podem ser organizadas em forma de painéis na escola para um trabalho contínuo, pois sabemos que para combater o mosquito Aedes Aegypt muitas atitudes e posturas em relação ao meio ambiente precisam ser tomadas por cada um de nós”, finalizou.
- As ações de combate ao Aedes Aegypt continuam na próxima semana, quando o agente epidemiológico Sidnei Farias dos Santos realizará as ações de informação e prevenção na EEEM Érico Veríssimo.
- Fonte: Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal da Saúde