PARCERIA ENTRE PREFEITURA E FAMÍLIA NICOLAU ALMEJA REATIVAÇÃO DO FRIGORÍFICO

06.05.2020 20:33 Por imprensa

O frigorífico de propriedade da família de Ortenilo Nicolau é uma empresa que faz parte da história de São José do Herval, tendo enfrentado, ao longo de sua história, períodos de crescimento e estagnação. Atualmente, o empreendimento encontra-se desativado, porém uma parceria entre a família proprietária e a administração municipal almeja sua reativação, ainda para o ano de 2020.

Segundo os proprietários, na última quinzena de abril, uma empresa especializada em poços artesianos foi contratada para a realização do processo de dessalinização da água, buscando adequar a qualidade desta às necessidades do empreendimento, visto a água que abastece a indústria ter apresentados índices de sal superior ao estabelecido pelas normas reguladoras. Na próxima semana, serão instalados os novos filtros e, a partir disso a empresa passa a aguardar a vistoria prévia à liberação. A administração municipal de São José do Herval é uma parceira direta da iniciativa e tem oferecido apoio de diferentes formas. Segundo informações do Secretário de Obras Jone Maran, parte da equipe que atua no setor de obras foi deslocada para realização de serviços de manutenção e limpeza do espaço no entorno ao frigorífico, os quais se fazem necessários à reativação do empreendimento.

Maran demonstra-se otimista com a parceria e destaca que, em tratativas realizadas com os proprietários, estes demonstraram o interesse em expandir os serviços realizados, duplicando a atuação. “A reabertura do frigorífico representa uma média de cinquenta novas vagas de trabalho para o município. Temos a garantia, por parte de André Nicolau, um dos proprietários, de que em breve o empreendimento será reaberto. A previsão de retomada das atividades era para o mês de abril, mas em virtude das mudanças decorrentes da pandemia, teve atrasos no transcorrer das obras, que foram retomadas somente nas últimas semanas”. O secretário destaca que em 2019, mesmo sem o funcionamento do frigorífico, foram realizadas ações de limpeza no espaço externo, em especial na área destinada ao tratamento de efluentes, com remoção dos resíduos acumulados nas piscinas de decantação e retirada do material orgânico acumulado. Também foram retirados os quebra-molas que dificultavam o fluxo de caminhões pesados.

O prefeito Lauro Rodrigues Vieira complementa as informações disponibilizadas pelo Secretário Maran, declarando que “Estamos fazendo o possível para atender a todas as exigências repassadas à administração municipal, pois entendemos que a reativação do frigorífico é de grande importância para São José do Herval. Trabalhamos continuamente na busca de emprego e renda para nossa população e garantir que o frigorífico volte a funcionar é uma de nossas prioridades na área”, destaca o gestor.