REPRESENTANTE DA COORDENADORIA REGIONAL DE DEFESA CIVIL VISITA SÃO JOSÉ DO HERVAL

07.05.2020 2:10 Por imprensa

Na manhã desta quarta-feira, 06 de maio, o município de São José do Herval recebeu a visita do Coordenador Regional Adjunto de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC) de Lajeado, o Tenente Rivelino Jacques Peixe.

O Tenente Jacques vem realizando vistorias no município, as quais são necessárias à homologação do Decreto Municipal de Situação de Emergência em virtude da estiagem. Segundo o coordenador da Defesa Civil no município, Miguel Pessatto, as secretarias municipais de Agricultura, Obras, Administração e Assistência Social vêm trabalhando intensivamente no sentido de reunir os comprovantes necessários à homologação, pelo governo estadual, do Decreto Municipal de Situação de Emergência. Pessatto destaca a importância da homologação para o desenvolvimento de ações em prol dos agricultores do município, em especial para a prorrogação de dívidas decorrentes de financiamento agrícola, contraídas pelos produtores rurais junto a instituições financeiras. Segundo o coordenador municipal, “A análise preliminar das informações, realizada pelo Tenente  Jacques durante esta manhã, foi aprovada. Aguardamos agora a aprovação dos demais documentos e a homologação do decreto”. São José do Herval tem enfrentado sérios problemas em decorrência da estiagem, que além de provocar prejuízos na produção agrícola, vem exigindo ação contínua de abastecimento emergencial de água potável.

O município investiu recursos expressivos na aquisição de encanamentos e caixas d’água, distribuídos à população como forma de minimizar as dificuldades. “A homologação do decreto também contribui para justificar esses gastos”, finaliza Pessatto.