TOTALMENTE REMODELADO, O HOSPITAL SÃO FRANCISCO DE SÃO JOSÉ DO HERVAL, QUALIFICA ATENDIMENTO À COMUNIDADE

17.06.2020 19:45 Por imprensa

A Sociedade Beneficente Hospital São Francisco, de São José do Herval, comemora as conquistas dos últimos dois anos, que afetam diretamente a qualidade da assistência prestada à população.

Depois de quase suspender as atividades, há aproximadamente dois anos, o Hospital São Francisco apresenta à comunidade as melhorias em equipamentos e infraestrutura geral. O Hospital foi totalmente remodelado, de forma a oferecer atendimentos hospitalares de acordo com os critérios definidos pelo Ministério da Saúde. Atualmente, conta com novas instalações, as quais foram equipadas integralmente, atendendo aos dispositivos que normatizam o atendimento à saúde. Além da reorganização do quadro financeiro da instituição, foi adquirido o CME (Centro de Material Esterilizado), espaço no qual ocorre a limpeza e o preparo dos materiais médicos, o preparo da carga de esterilização, a esterilização, a guarda e distribuição dos artigos a todas as unidades do hospital, constituindo-se em um espaço amplo, devidamente equipado com esterilizadores e outros materiais.

O hospital passou a contar também com quarto de emergência devidamente equipado, tornando possível oferecer cuidados mínimos necessários à preservação da vida.

A lavanderia também foi remodelada, contando atualmente com espaços distintos destinados à área contaminada; Área limpa: molhada (centrifugação); área seca (secagem, calandragem e prensagem) e rouparia. Cada um destes setores foi equipado com as máquinas e mobiliário específico, conforme determinação dos órgãos de vigilância em saúde.

Conforme informações disponibilizadas pelo presidente do Hospital, Ernildo Colussi, além da adequação dos espaços descritos, foram adquiridos cinco aparelhos de ar condicionado, bombas de infusão, compressor de ar e diversos outros bens de menor valor econômico, mas igualmente essenciais aos serviços hospitalares.

Uma parceria com a Prefeitura Municipal permitiu ainda a aquisição de um gerador de energia, equipamento que já encontra-se em funcionamento.

“Investimos aproximadamente R$ 169.000,00 reias nas adequações do hospital. Deste total, aproximadamente R$ 125.000,00 foram disponibilizados por meio de emenda parlamentar. O restante é proveniente de recursos da própria instituição, ou ainda acessados por meio de parcerias”. Ernildo destaca a importância do trabalho coletivo e agradece o apoio dos demais membros da diretoria do Hospital e, em nome da equipe, faz um agradecimento especial ao prefeito Lauro Rodrigues Vieira e à Secretária da Saúde, Solange Ribeiro. “Nosso hospital está renovado e pronto para atender a comunidade e isso só é possível graças ao trabalho de muita gente”, reforçou o presidente da instituição.