A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: SMEC PROMOVE REUNIÕES COM PROFESSORES EM NOVO FORMATO

07.07.2020 11:52 Por imprensa

Os últimos dias de junho e os primeiros dias de julho foram dedicados à avaliação das atividades desenvolvidas pela rede municipal de ensino de São José do Herval. No dia 29 de junho, a equipe diretiva, professores e funcionários e demais colaboradores da EMEI Meus Primeiros Passos reuniram-se com a equipe da SMEC, em uma reunião pedagógica destinada à análise dos resultados alcançados ao longo do período de aulas remotas e, também, para planejamento das atividades a serem desenvolvidas ao longo do mês de julho.

No dia 30, as atividades concentraram-se na EMEF Tomé de Souza, sendo que, em atenção aos protocolos de prevenção ao COVID 19, as ações foram realizadas em dois momentos distintos: pela manhã, reuniram-se a equipe da SMEC, gestores e professores que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. À tarde, as equipes reuniram-se com professores dos anos iniciais. Na oportunidade, os professores puderam trocar ideias, avaliar o período e traçar novas metas para o mês de julho.

“Estamos desenvolvendo atividades em formatos diferenciados, objetivando manter a qualificação do processo de ensino e, ao mesmo tempo, atender os protocolos em saúde”, destacou a Secretária de Educação Micheli Formentão, oportunidade em que ressalta que outros momentos de troca de ideias foram promovidos pelo setor, no formato online. “Porém, é imprescindível realizar encontros assim, de trocas de ideias presenciais”, destaca Micheli, ressaltando que, na oportunidade, além do uso obrigatório de máscaras e da disponibilidade de álcool gel para higienização, os participantes mantiveram a distância considerada adequada, em um espaço que manteve a ventilação, apesar do frio. Em ambas as instituições, após as atividades coletivas, os professores dedicaram-se à organização dos materiais a serem distribuídos aos alunos, entre os dias 6 e 10 de julho, os quais devem ser retirados pelos familiares, nas respectivas escolas.

A qualificação dos professores em relação ao novo modelo educacional é outra preocupação da secretária, que no dia 02/07, dispensou os profissionais da educação para que assistissem em suas casas, à Palestra Live “Os desafios da Educação no pós-pandemia: reflexões e contribuições”, promovida pelo programa “A União Faz a Vida”, desenvolvido pelo SICREDI, a qual teve condução da pedagoga e pós-graduada em Metodologia de Ensino, Regina Shudo.

“Foi um momento muito importante e produtivo, que despertou a atenção de todos que participaram, interagindo de forma virtual como questionamentos variados”, afirmou Micheli, ao avaliar o evento.