AS CORES E A APRENDIZAGEM INFANTIL

21.04.2019 23:22 Por imprensa

A primeira infância marca as primeiras rupturas na vida da criança, é um momento no qual sua cognição se expande rapidamente e precisa constantemente de estímulos para a construção de novos saberes. Dentro de uma perspectiva Freireana, a escola deve cumprir seu papel mediador e trazer esses novos horizontes para perto do aluno. Dessa forma, as cores, como parte integral da comunicação, são um dos pontos básicos de partida para esta longa jornada do conhecimento. A cor é uma das primeiras características que a criança percebe e por meio da qual diferencia os objetos e coisas ao seu redor, tornando-se parte da constituição da identidade do meio e de seus componentes. Logo, as cores na sociedade são formas de diferenciação e construção de identidades e de códigos. Partindo desse pressuposto, a professora do turno da manhã da turma do maternal I, Luana Moraes, juntamente com as monitoras Elisandra e Kethlin, explorou as cores como temática pedagógica, estimulando os pequenos de diferentes maneiras para a construção da aprendizagem.

Comentários