FEIRA MUNICIPAL DA SAÚDE 2019 ENCERA COM REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIA E DROGADIÇÃO

07.05.2019 0:01 Por imprensa

Integrando as comemorações e atividades preparadas para a Semana do Município em comemoração ao 31° aniversário de emancipação político-administrativa de São José do Herval, realizou-se, ao longo desta segunda-feira, 06 de maio, a Feira Municipal da Saúde. O evento teve início às 14h e, apesar do mau tempo, contou com presença expressiva da comunidade hervalense, que pode conhecer melhor o trabalho do programa Primeira Infância Melhor (PIM), da Emater/RS, as ações desenvolvidas pela equipe de Estratégia de Saúde da Família – ESF, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do Programa Saúde na Escola – PSE e da Vigilância Sanitária. A abertura do evento ficou a cargo do grupo Movimento, que, sob a coordenação da educadora física Angelita de Borba, do NASF e da agente de saúde Luciane Ribeiro, integra moradores da comunidade de Linha Cósmus, promovendo o bem-estar a partir da prática de atividades físicas. Ao longo da tarde, inúmeros serviços de informação e esclarecimento foram oferecidos à comunidade. Disponibilizaram-se também a realização vacinas e testes rápidos, sendo realizados 150 exames de hepatite B e C, HIV e sífilis, bem como realizadas verificações de pressão arterial e aplicadas inúmeras doses de vacina influenza. Na culminância do evento, promoveu-se um momento de reflexão acerca de questões voltadas à violência e drogadição, por meio de um espetáculo teatral encenado pelo grupo ToobLook,  que, de forma lúdica e atraente, desencadeou um debate sobre os perigos que rondam especialmente crianças e jovens. De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde, participaram da programação em média 500 pessoas. “A adesão da comunidade, apesar do mau tempo, surpreendeu. Agradecemos a todos e reforçamos a importância da comunidade continuar participando das ações promovidas em prol da saúde”, destacou a Secretária Solange Ribeiro, agradecendo a todos os apoiadores e visitantes. O prefeito Lauro Vieira parabenizou os envolvidos na organização da Feira da Saúde, destacando a importância de levar à comunidade informações sobre o que o município disponibiliza a população. “Foi sem dúvida um momento especial, o qual é resultado da ação de diferentes envolvidos. Parabéns a todos e, especialmente, a equipe que atua na Secretaria da Saúde, que tão bem desempenha suas ações, proporcionando bem-estar à nossa comunidade” destacou o prefeito.