INICIATIVA DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DA AGRICULTURA, ASSISTÊNCIA SOCIAL E EMATER ALTERAM FORMATO DA FEIRA DO AGRICULTOR

07.04.2020 16:23 Por imprensa

Em tempos de coronavírus, inúmeras iniciativas em prol de melhorias sociais vêm sendo construídas. Uma delas culminou com a mudança no formato de funcionamento da Feira do Agricultor em São José do Herval, tradicionalmente realizada aos sábados, que teve seu funcionamento suspenso provisoriamente, em decorrência das medidas de prevenção à pandemia de coronavírus. Objetivando garantir que os produtores que comercializam seus produtos na feira possam continuar com a atividade, evitando prejuízos ainda maiores, visto a referida população já ter sua produção reduzida em virtude da forte seca que atinge o município e, ao mesmo tempo, garantir que os consumidores possam continuar adquirindo os produtos locais, uma parceria entre a EMATER e as Secretarias Municipais da Agricultura e da Assistência Social resultou em uma forma alternativa para o funcionamento da feira.

Dessa forma, uma equipe formada por profissionais que atuam nos referidos órgãos desloca-se às propriedades rurais, realiza a aquisição dos produtos e realiza o pagamento por meio dos vales que seriam entregues às famílias beneficiadas.

Os mantimentos são trazidos à Secretaria Municipal da Assistência Social, onde são organizadas as cestas que, posteriormente, serão distribuídas para as famílias que recebiam o vale-feira.

Um primeiro grupo, formado por 40 famílias, recebeu as cestas na quarta-feira, 08/04. Segundo o Técnico Agrícola Miguel Pessatto, “Os beneficiados foram informados por ligação telefônica sobre o horário de retirada cesta na Secretaria Municipal da Assistência Social”.

Com o agendamento de horários, restringe-se ao máximo a circulação de pessoas, sem prejuízos ao agricultor, que mantém uma renda, mesmo que menor que o formato normal de comercialização, enquanto que a população continua a ter acesso a uma alimentação saudável”. O segundo grupo, formado por outras 40 famílias, receberá a cesta de alimentos a partir da semana que vem, conforme disponibilidade de produtos. A retirada será feita seguindo os mesmos procedimentos já realizados: o beneficiado é informado via contato telefônico e fará a retirada do produto na Secretaria da Assistência Social”, completa Miguel. A iniciativa terá continuidade ao longo do período de isolamento social necessário às medidas de enfrentamento à pandemia de coronavírus.