MÉDICO QUE ATUA NA U.B.S. DE SÃO JOSÉ DO HERVAL ALERTA SOBRE OS RISCOS DE UMA EPIDEMIA DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

09.04.2020 11:02 Por imprensa

O Dr. Oscar Parra Mastrapa, médico que atua na Unidade Básica de Saúde de São José do Herval, apresentou, na manhã da quarta-feira, 08/04, um estudo prévio alertando sobre os riscos de contágio pelo coronavírus no município fez um apelo à população: “Fiquem em casa”.

Por meio de um estudo elaborado a partir de dados oficiais disponibilizados pelo eSUS, associado à informações sobre os avanços da pandemia de coronavírus no país e no mundo, na manhã da quarta-feira, 08/04 o médico Oscar Parra Mastrapa, profissional que atua na UBS de São José do Herval, emitiu um alerta para a gravidade de um surto de coronavírus no município. As informações são amparadas em cálculos matemáticos e apontam que quase metade da população local enquadram-se no chamado Grupo de Risco.

“São ao todo 972 hervalenses, distribuídos entre os diferentes perfis definidos pela Organização Mundial da Saúde como população de risco: são 38 profissionais da saúde, 111 pessoas com problemas pulmonares, 08 gestantes e 418 indivíduos em faixa etária de risco.

Em caso de um contágio em massa, como o verificado em diferentes cidades do mundo, 292 pessoas deste grupo precisariam de internação hospitalar e, destas, 87 exigiriam cuidados especiais em Unidades de Terapia Intensiva”.  Segundo o médico, mesmo com atendimento hospitalar, as estimativas mundiais apontam que 13 pessoas viriam a falecer. Contudo, o médico alerta para o fato, no momento, São José do Herval não possui leitos de UTI no hospital local, que tem capacidade para somente 15 internações. A Secretária da Saúde, Solange Ribeiro, afirma estar extremamente preocupada com a situação. A gestora destaca que, mesmo com as parcerias em saúde construídas pelo município, não existe a possibilidade de garantir atendimento médico nos hospitais da região a um número elevado de pessoas, visto os riscos de contágio repetirem-se nas demais cidades. “A demanda será muito maior que a disponibilidade de leitos hospitalares e, sendo assim, muitas pessoas ficariam sem atendimento, não por má vontade da gestão pública ou das equipes médicas: simplesmente não teríamos onde colocar as pessoas doentes para o devido tratamento, de forma que o risco de morte certamente será elevado”. A equipe que atua no controle à pandemia no município lamenta o fato de que parte da população não vem observando os critérios definidos como essenciais à prevenção de uma epidemia. “Sou grata à população que atendeu nossa solicitação, mas muitas pessoas parecem não estar acreditando, mesmo com toda a informação disponível”, alerta a secretária, reiterando o pedido do médico: “A forma mais eficaz de prevenir o contágio é a restrição social, por isso reforçamos o pedido: Para o bem de todos, FIQUEM EM CASA”. Até a manhã dessa quinta-feira, 09/04, não existem pessoas infectadas pelo coronavírus em São José do Herval. “Esperamos que essa informação possa ser mantida pelo máximo possível de tempo”, destaca a gestora.

Comentários