PIM REALIZA TRABALHO DIFERENCIADO DURANTE A PANDEMIA

13.07.2020 13:39 Por imprensa

O programa PIM  –  Primeira Infância Melhor de São José do Herval, por meio das visitadoras Cassiana, Talia, Shaiane, Roberta e Daiane, com a orientação da pedagoga Mara Lucia Rodrigues Chiesa, membro do GTM de São José do Herval, continua realizando suas atividades e levando atendimento para as crianças hervalenses, apesar da pandemia.

Contudo, a metodologia de trabalho, que regularmente consiste em visitas domiciliares, foi readaptada e, atualmente, vem sendo desenvolvida à distância, monitorada por meio de contatos via whatsapp. Dessa fora, as atividades são planejadas pelas visitadoras e enviadas às famílias, acompanhadas de orientações realizadas por mensagem de áudio ou texto. As famílias, por sua vez, entendendo a importância da estimulação infantil, desenvolvem as atividades propostas com seus filhos e oferecem a devolutiva por meio de fotos e vídeos.

Segundo Mara Lucia, “Estamos vivendo uma realidade única. Neste momento difícil que estamos enfrentando, as visitadoras estão fazendo seu trabalho da melhor maneira possível, a fim de garantir que as crianças continuem recebendo a estimulação necessária”. A pedagoga ressalta a seriedade do trabalho desenvolvido pelas visitadoras, que além de pensar a atividade, precisam também pensar a melhor forma de repassar as orientações à família. A resposta das famílias também é considerada essencial e, segundo Mara Lúcia, “Mostra que, com esforço coletivo, é possível garantir o desenvolvimento das crianças, nesta fase tão importante do desenvolvimento infantil. Com isso, mantêm-se os vínculos familiares e, também, garante-se que as crianças continuem a receber a estimulação necessária à construção de habilidades essenciais”.

O PIM (Primeira Infância Melhor) é um programa estadual, realizado em São José do Herval há 17 anos, através das secretarias municipais da Saúde e da Educação. O programa consiste na orientação das famílias, por meio de visitação domiciliar semanal. “Com atividades lúdicas específicas, busca-se a promoção das habilidades infantis, a partir da cultura e das experiências familiares, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade”, completa a pedagoga Mara.

Comentários