PROFESSORES REALIZAM ESTUDOS COLETIVOS SOBRE REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

02.09.2019 12:12 Por imprensa

No dia 14/08, os professores que atuam nas redes públicas estadual e municipal de ensino, no município de São José do Herval, participaram de um estudo coletivo sobre o Referencial Curricular Municipal de Educação.

A atividade foi desenvolvida nas dependências da EMEF Tomé de Souza ao longo da manhã, sendo dividido em dois módulos distintos: inicialmente, realizou-se análise e debate, em forma de plenária, da parte introdutória do documento em questão.

A seguir, os professores foram subdivididos em pequenos grupos, obedecendo aos seguintes critérios: docentes que atuam nos anos iniciais foram agrupados por série/ano de atuação, enquanto os que atuam nos anos finais do ensino fundamental, agruparam-se por áreas do conhecimento, a fim de realizar o estudo específico.

A proposta, inserida nas diretrizes da BNCC, é que o território, composto pela rede municipal e estadual de ensino, elabore um Currículo de Território (CT), a partir da Base nacional Comum Curricular – BNCC e do Referencial Curricular Gaúcho – RCG, permitindo que as escolas de ambas redes desenvolvam o mesmo currículo até 2020, prazo máximo para a implementação da Base. Com isso, minimizam-se as diferenças educacionais existentes, promovendo uma linguagem comum que beneficia a educação e a formação dos estudantes, meta maior da escola. Segundo a Secretaria de Educação, Micheli Formentão, “Foi um dia proveitoso onde os envolvidos tiveram acesso as informações, compartilharam saberes e traçaram estratégias para desenvolver as competências necessárias à formação de nossas crianças e jovens”. Segundo Micheli, o desafio de agora em diante é desenvolver, na prática, as ações construídas. “O primeiro passo foi dado, mas os resultados dependem de empenho, seriedade e comprometimento de todos”, completa a secretária. O documento Referencial Curricular Municipal de Educação foi entregue ao Conselho Municipal de Educação para análise, na data de 28/08/2019.