REDE ESTADUAL DE ENSINO SE REINVENTA PARA DAR CONTINUIDADE AO ANO LETIVO EM CASA

07.07.2020 12:24 Por imprensa

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus alterou o formato das aulas praticamente no mundo todo, trazendo a professores e estudantes insegurança e, principalmente, a necessidade de enfrentar um novo desafio: continuar a construção da aprendizagem, por meio de aulas à distância. Na escola Érico Veríssimo, de São José do Herval, que atende estudantes do ensino fundamental é médio, inicialmente, os professores disponibilizaram as tarefas letivas através de blocos de atividades didáticas, a serem realizadas em casa, com apoio da família. Para facilitar o contato entre educadores e alunos, foram criados grupos de whatsapp. Além disso, os professores também realizaram atendimentos individuais através do mesmo aplicativo. No final do mês de maio, o estado do RS oficializou as aulas em formato híbrido, aderindo à proposta de aulas remotas, por meio da plataforma Google Sala de Aula (Classroom) e, a partir do dia 29 de junho, iniciaram-se as aulas que utilizam a Matriz de Referência, definida por componente curricular de cada ano. Esta matriz será norteadora das aprendizagens para este novo modelo híbrido (presencial e não presencial). Como o processo para liberação da internet livre aos estudantes da rede estadual de ensino ainda não esta efetivado, parte dos alunos enfrenta dificuldades no acesso ao ambiente virtual, de modo que, na primeira quinzena de julho, as atividades, mesmo disponíveis na plataforma Google Sala de Aula, continuam a ser distribuídas de forma impressa, aos estudantes de todas as etapas de escolarização atendidas pela escola. “Estamos nos adaptando às especificidades deste momento que é ímpar na educação, atendendo aos critérios dispostos pela SEDUC (Secretaria de Estado da Educação), sem deixar de observar as características de nossa comunidade escolar”, afirmou a diretora Lucena Bianchini.

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