SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE INCENTIVA DESCARTE ADEQUADO DE MEDICAMENTOS

26.06.2019 12:09 Por imprensa

É de conhecimento geral o fato de que substâncias medicamentosas possuem grande potencial poluidor, especialmente do solo e da água. Tal situação se origina do fato de que medicamentos são lançados inadvertidamente pelas pessoas, em locais impróprios como no lixo comum, nas fossas, redes de águas pluviais, entre outros locais. O remédio, quando usado – ou descartado de forma incorreta, passa a ter efeitos negativos sobre a saúde humana. Buscando evitar tais situações, minimizando os riscos do descarte inadequado de medicamentos no meio ambiente, a Secretaria Municipal da Saúde de São José do Herval vem desenvolvendo ações de informação e conscientização junto a comunidade.

Além das atividades informativas, a população hervalense tem a sua disposição um coletor de medicamentos, devidamente adaptado às diferentes apresentações dos produtos (sólidos, líquidos ou aerossóis), instalado nas dependências da Unidade Básica de Saúde.

Os medicamentos descartados no coletor são posteriormente encaminhados para pontos de coleta de resíduos hospitalares, reduzindo assim os riscos ambientais e à saúde humana. “Basta trazer seu medicamento vencido ou inutilizado e descartá-lo no coletor. É simples, sigiloso e garantirá sua saúde e a saúde de toda a população”, destaca a farmacêutica Chaiane Rogéri, responsável pelo setor de medicamentos da Unidade Básica de Saúde do município.