HORTICULTURA E JARDINAGEM EM PALETES É FOCO DA OFICINA DE MARCENARIA OFERECIDA PELO CRAS
A criatividade e o talento em prol do meio ambiente. Assim está sendo o trabalho desenvolvido pelo professor de marcenaria Paulo Guerra junto à oficina do CRAS de São José do Herval, onde paletes de madeira passam a ser matéria-prima para a construção de hortas e jardins.
A ação, além de ser uma excelente forma de reaproveitamento de materiais, contribui para a ocupação produtiva dos jovens participantes da oficina, desenvolvida em contraturno ao período escolar e proporcionando qualificação profissional, um dos fatores de reinserção social.
A atividade com paletes vem sendo desenvolvida já há algum tempo na oficina. Em edições anteriores, os participantes aprenderam a produzir objetos decorativos e móveis e, para o ano de 2020, o professor optou por desenvolver uma estratégia integrativa, visto que além de construir as estruturas das hortas, os jovens aprendem também a cultivar os alimentos, que irão contribuir de forma saudável para a alimentação familiar. “A horta experimental já deu sua primeira colheita, quando parte dos produtos foram doados à EMEI Meus Primeiros Passos”, afirma o Secretário de Assistência Social, Gheury Strapasson.
O secretário destaca a importância social do projeto: “Na próxima etapa, pretendemos estabelecer redes de ação social e, em parceria com as escolas, levar a ideia das hortas sustentáveis para a comunidade”. Sendo assim, o próximo passo é dar suporte às escolas para que estas possam ter suas hortas, com os equipamentos construídos na oficina de marcenaria.
O professor Paulo Guerra é o responsável por coordenar os trabalhos e ensinar aos jovens as técnicas do trabalho em madeira. As oficinas são oferecidas de forma gratuita, dando prioridade a jovens oriundos de grupos em risco social, sendo as vagas remanescentes oferecidas, também sem custo, à comunidade. Interessados em participar das oficinas deve deslocar-se à sede da Secretaria de Assistência Social, para realização de inscrições e maiores informações. Atualmente, as oficinas de marcenaria, assim como os demais serviços, encontram-se suspensos temporariamente, como estratégia de garantia à saúde da comunidade, conforme disposto no Decreto Municipal nº 09/2020.