LIDERANÇAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE A FICAI ONLINE
O processo de implantação da informatização no preenchimento da Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (FICAI) foi tema de formação realizada na última terça-feira, 24/05, na Promotoria da Justiça de Soledade, RS.
O encontro foi promovido pelo Ministério Público, através da promotora de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Soledade, Tânia Maria Bitencourt, que com o procedimento administrativo teve por objeto acompanhar e articular estratégias e mecanismos para o retorno e a permanência dos alunos na escola. Participaram do encontro a Secretária Municipal de Educação, Maria Luiza Zanella, a Assistente Social Lorena Gonçalves, a diretora da EMEF Tomé de Souza e os Conselheiros Tutelares do município.
De acordo com as informações recebidas, o processo de implantação do sistema online objetiva agilizar mais o processo, possibilitando que todos os órgãos competentes possam realizar ações mais rápidas para garantir a frequência dos alunos na escola.
A ficha FICAI é onde está registrada a infrequencia escolar dos alunos. Atualmente ela é preenchida manualmente na escola e encaminhada ao Conselho Tutelar e Assistência Social e, caso não seja resolvida a situação, é encaminhada ao Ministério Público.
De acordo com a Secretária da Educação Maria Luiza Zanella, “a informatização é uma realidade na nossa sociedade e, no âmbito da FICAI, caracteriza-se como um processo que visa agilizar os trâmites e facilitar o acompanhamento do aluno, buscando sua permanência na escola. Com a FICAI online, todos os envolvidos poderão acompanhar o encaminhamento dado a cada caso de aluno infreqüente”, concluiu.
Como um dos principais problemas relacionados à qualidade do ensino no Rio Grande do Sul, busca-se reduzir a evasão escolar. Com isso, o projeto da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI), passará a ter interligação de dados on-line. A FICAI foi criada em 1997 e reafirmada em 2011. Atualmente, por meio de um programa informatizado, os dados serão ampliados e interligados de forma digital. O principal objetivo da ação é a identificação e a rápida ação junto ao aluno infrequente, de modo a resgatar o estudante e evitar um afastamento que pode virar evasão escolar.